Criado por Administrator em seg, 10/09/2012 - 14:43
A equipe do Departamento de Computação (Decom) da UFOP ganhou a principal competição internacional de algoritmos de otimização para problemas de timetabling. O grupo é representado pelos professores Haroldo Gambini, Túlio Toffolo, Marcone Souza e os alunos George Fonseca e Samuel Brito. O resultado da disputa foi divulgado durante o "9th International Conference on the Practice and Theory of Automated Timetabling" em Oslo, Noruega, no dia 29 de agosto de 2012.
A competição contou com a participação dos Estados Unidos, China, Alemanha, Venezuela, Canadá, Malásia, Polônia, Grécia, Índia, Dinamarca, Sri Lanka, Inglaterra, Chile e Brasil distribuídos em 17 equipes.
A competição reúne um conjunto de problemas práticos de programação de horários, disponibilizados na Internet. Equipes do mundo todo iniciaram o desenvolvimento de programas de computador capazes de resolvê-los. Dado o enorme número de soluções possíveis para esse tipo de questão combinatória, que impede que mesmo os computadores mais poderosos investiguem todas as soluções possíveis, o objetivo foi o desenvolvimento de programas rápidos que encontrassem soluções de alta qualidade no limite de tempo de processamento permitido.
Na primeira etapa, que ocorreu em outubro de 2011 até maio de 2012, as equipes testaram um conjunto inicial de problemas, sem restrições de tempo. As equipes com melhores resultados dessa fase foram selecionadas para participar da segunda e terceira rodadas, nas quais novos problemas foram considerados.
"Na segunda rodada, os próprios organizadores da competição testaram os programas, executando-os nos problemas teste e limitando o tempo de processamento. Já na terceira rodada, execuções utilizando mais tempo de processamento foram permitidas e as equipes enviaram os resultados obtidos’’, explica o professor Haroldo Cambini.
Projeção internacional
Haroldo Gambini disse que a premiação projetou internacionalmente o grupo do Decom da UFOP, possibilitando convites de pesquisadores de grandes universidades da Europa e Austrália para desenvolver pesquisas em cooperação. ’’Diante deste impacto, decidimos divulgar, até o final da próxima semana, versões do software desenvolvido para os principais sistemas operacionais do mercado: http://www.goal.ufop.br. Este resultado traz benefícios para a sociedade, pois é muito provável que os algoritmos propostos estejam presentes na próxima geração de softwares de planejamento de horários’’, afirma Haroldo.