Criado por Administrator em sex, 08/11/2013 - 16:58
Douglas Gomes
Comemorado pela primeira vez em 18 de novembro, o Dia do Barroco Mineiro foi instituído pelo governo de Minas Gerais, por meio do Decreto-Lei nº 20470, de 26 de novembro de 2012. A lei promove também o início das comemorações do bicentenário da morte de Aleijadinho, em 2014.
Nessa data, serão realizadas atividades em todo o estado de Minas Gerais em prol da valorização e da divulgação do patrimônio histórico artístico e cultural associado a essa tendência artística, por meio da conscientização sobre sua importância histórica na cultura do País.
O movimento Barroco teve início na segunda metade do século XVII e, apesar da influência europeia, adquiriu características específicas no Brasil. O Barroco Mineiro teve seu início nas cidades de Ouro Preto e Mariana, e suas características são as grandes igrejas construídas em estilo borromínico, ou seja, formas arredondadas e torres circulares, como a de São Francisco de Assis e a do Rosário, em Ouro Preto.
Dentre os motes nas obras desse período, os artistas mineiros foram influenciados por temas inspirados no sacrifício e na morte. “Esses temas eram tornados centrais pela contrarreforma, que buscava o retorno dos fiéis seduzidos pelas heresias - como o protestantismo -, à Igreja Católica”, conforme explica a Profª Guiomar de Grammont, doutora em Literatura Brasileira e especialista em Arte Barroca com o livro “Aleijadinho e o aeroplano: o paraíso barroco e construção do herói colonial”.
Mais conhecido como Aleijadinho, o artista mineiro Antônio Francisco Lisboa, personagem central do livro da professora Guiomar, é o expoente artístico mais representativo com grande acervo de obras atribuídas a ele.
Ensino A UFOP oferece, desde 1985, a Pós-Graduação Lato sensu em Cultura e Arte Barroca, no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac). O curso conta com professores dentre os principais especialistas em teorias sobre o Barroco no País e constitui um importante ciclo de estudos regulares, organizados sistematicamente, visando aos objetivos amplos e aprofundados de formação científica, cultural e artística. O curso também promove discussão sobre as abordagens contemporâneas a respeito das manifestações culturais e artísticas luso-brasileiras do séculos XVII, XVIII e XIX, com ênfase, principalmente, na produção em Minas Gerais.