Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Dia do Leitor é celebrado em 7 de janeiro e a UFOP tem diversos projetos de incentivo à leitura

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Mariana Borba 

O jornal “O Povo”, do Ceará, foi fundado no dia 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha. Em homenagem à sua fundação, é comemorado, no Brasil, o Dia do Leitor. A data é o símbolo de quem aprecia a literatura. A UFOP possui iniciativas de incentivo à leitura para estudantes de escolas da rede pública, como o Projeto de Estímulo à Docência de Letras (PED).

O PED possui a proposta de ampliar as possibilidades de formação inicial dos professores para o ensino da língua portuguesa. O objetivo é oferecer ao aluno da licenciatura em Letras uma reflexão aprofundada a respeito do trabalho com projetos na educação básica, mais especificamente, no segundo segmento do ensino fundamental.

O projeto divide-se em vários subprojetos, todos voltados para o exercício do professor em sala de aula. O bolsista e aluno do curso de Letras, Lucas Oliveira, explica sobre o subprojeto de que faz parte: “Com uma didática inovadora e distante do tradicional ensino de Literatura nas escolas, temos como foco a leitura de textos que se aproxima, de alguma forma, da realidade dos alunos e provoque neles um real interesse pela leitura”. 

A ex-coordenadora do PED e professora do curso de Letras, Eliane Mourão, afirma que a qualidade da leitura nas escolas do País é algo para se pensar. “Atualmente nas escolas públicas, o ensino de português e o ensino de literatura se realizam juntos em uma única disciplina (Língua Portuguesa); frequentemente o espaço que deve ser concedido ao ensino/aprendizagem da literatura é ocupado por outros conteúdos, o que é muito grave”. 

Por isso, as equipes responsáveis pelo ensino literário no projeto se preparam para contribuir no fomento à literatura, especificamente. Na opinião da professora, o bom docente é um grande incentivador do estudo, e “a universidade pode e deve desenvolver ações diversas de incentivo à leitura, mas suas funções fundamentais, das quais ela não pode prescindir, é a pesquisa sobre o tema e a formação de profissionais”. Para ela, a formação dos professores nessa área é fundamental para o desenvolvimento de atividades que melhorem a situação da leitura no atual quadro da educação brasileira. 

A professora de literatura, Cilza Bignotto, do Departamento de Letras, reitera a importância da preparação dos alunos do curso para exercerem em outro ambiente, o da sala de aula, as teorias passadas na Universidade. Em outros projetos paralelos à UFOP, os estudantes de escolas da região de Mariana e Ouro Preto não tinham tanto contato com autores mineiros, por isso, também, a responsabilidade em formar leitores se torna mais importante.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.