Criado por Administrator em qua, 25/02/2015 - 13:36
Ticiane Alves
O dia do livro didático é comemorado em 27 de fevereiro. A origem dessa comemoração está relacionada ao surgimento do Instituto Nacional do Livro, em 1929, e à política oficial do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 1985. A Universidade Federal de Ouro Preto possui um acervo de 201.091 livros disponíveis em 13 bibliotecas que são gerenciadas pelo Sistema de Bibliotecas e Informação (Sisbin). Para garantir a preservação desse acervo, o Sisbin criou uma campanha para conscientizar os alunos sobre a importância do bom uso dos livros.
De acordo com a coordenadora técnica do Sisbin, Luciana de Oliveira, a campanha de preservação dos livros foi realizada pela primeira vez em 2009. Embora a campanha não ocorra todos os anos, a coordenadora relata que já foi possível notar pequenas mudanças no comportamento dos usuários, como mais cuidado em seu manuseio, diminuição de livros grifados, sublinhados e rasgados.
A campanha realizada pelo Sisbin no ano de 2014 contou com banners colocados nas bibliotecas e distribuição de panfletos em forma de marcadores de livro, que continham, de forma didática, os problemas mais recorrentes com o acervo literário da Ufop. De acordo com Luciana de Oliveira, a maior incidência de danos presentes no acervo é causada por manuseio indevido e desgaste natural pelo uso contínuo. "A ideia é mostrar que pequenas atitudes são relevantes e podem preservar o patrimônio que é de todos, colaborando assim para compartilhar o conhecimento", orienta.
A bibliotecária responsável pela Biblioteca da Escola de Minas, Maristela Sanches Lima Mesquita, considera que a campanha de preservação de livros tem grande relevância e deve ser constante. Ela acredita que a conscientização dos alunos é um processo educacional e, por isso, deve ser realizada continuamente. "Temos a obrigação de zelar pelo nosso patrimônio", assinala.
Além da campanha, o Sisbin possui um software gerenciador de processos e serviços que otimiza o funcionamento das bibliotecas. Esse programa permite a busca de materiais online de todo o acervo de forma integrada. Desse modo, ao visualizar o material desejado em outra biblioteca, é possível solicitá-lo pelo malote e ser atendido. O sistema possibilita também a renovação online de livros emprestados, o que contribui para evitar atrasos e pagamento de multa.
Luciana de Oliveira ressalta que a Ufop pensa em modernizar o acervo literário por meio de futuras aquisições de e-bookse de empréstimos de tablets, com o objetivo de complementar a disponibilidade de recursos informacionais para a comunidade acadêmica. A coordenadora observa que, apesar da ascensão do uso da tecnologia na Educação, os livros didáticos se mantiveram como importantes instrumentos de orientação dos professores para a construção de estratégias de ensino. O livro didático representa um valioso meio de aprendizagem para os alunos e faz parte da cultura e da memória visual das pessoas. Luciana afirma que "a forma de ler pelo livro impresso é única, pois exige atenção, intenção, pausa e concentração para refletir e compreender a mensagem, diferentemente do que acontece com outras mídias, nas quais a atenção é difusa", completando que, dessa forma, o livro impresso permanecerá, mesmo se adaptando aos desafios da era da tecnologia da informação, buscando equilíbrio no sistema cultural contemporâneo".