Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Dia do Músico é comemorado em novembro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ticiane Alves
 
No dia 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico. A data remete-se à celebração da morte de Santa Cecília, considerada a santa protetora dos músicos. A UFOP oferece o curso de graduação em Licenciatura em Música, que tem como objetivo desenvolver as habilidades dos estudantes para que atuem como músicos, professores ou pesquisadores. 

Criado em 1999, o processo seletivo para ingresso no curso disponibiliza anualmente 25 vagas.  As aulas acontecem no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac), no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Ao ser aprovado, o aluno deve optar por um instrumento (piano, violão, saxofone, flauta doce, percussão, trombone ou trompete) ou por canto. Essa escolha pautará os estudos realizados durante os oito semestres até a conclusão da graduação. 

O aluno também tem a oportunidade de participar de projetos extensionistas e pedagógicos, podendo atuar como bolsista do Projeto de Iniciação à Docência, PIBID-PED-UFOP, e também nos projetos de cunho extensionista, como o Curso Livre de Iniciação Musical (Clim), o UFOP Convida, o Coral UFOP, a Big Band, a Orquestra de Violões, o Quarteto de Saxofones Ouro Preto, o Conjunto de Flautas, o grupo Chora Cecília e a Pedra-Sabão Orquestra. O professor do Departamento de Música (Demus) e coordenador do Coral UFOP, Edésio de Lara Melo, explica que apesar de o objetivo principal do curso ser formar professores de Música para o ensino fundamental e médio, a grade curricular proporciona aos alunos experiências musicais diversas que lhes abrem novos caminhos no campo musical. "Por isso, alguns serão regentes, arranjadores, produtores musicais, críticos musicais ou exercerão atividades relacionadas à música e à tecnologia”.  

Ainda segundo o professor, há interesse na criação do curso de mestrado em Música na UFOP, e que, com esse intuito, foi criado o Grupo Emergente Ecos do Passado - Sonoridades Presentes, registrado junto à Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Em relação à infraestrutura e ao ensino oferecido, o professor do Departamento de Música e coordenador da Big Band, Érico Oliveira Fonseca, destaca a qualidade do curso oferecido pela UFOP. Ele diz que há grandes possibilidades de crescimento, e que, em um determinado momento, o espaço físico, hoje ocupado pelo curso, será insuficiente. “Vejo um amplo horizonte no qual poderemos nortear mais atividades relacionadas à educação musical, pesquisa musicológica e práticas interpretativas. Atualmente estamos desenvolvendo uma reforma curricular e deliberando sobre as diretrizes de nosso curso de pós-graduação”, acrescentou Érico. 

O estudante do sétimo período de Música da UFOP, José Roberto Júnior, considera boa a infraestrutura e o corpo docente do curso. Ele, que estuda piano, destaca: “De um modo geral, eu consegui adquirir a experiência que eu queria quando entrei aqui”.

Atualmente, as ações do curso estão voltadas para o Encontro de Saberes, no qual todos os projetos de extensão serão apresentados no Centro de Artes e Convenções da UFOP até sexta-feira, dia 21. Outras informações sobre o curso de Música podem ser encontradas no site do Departamento.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.