Criado por Administrator em qua, 17/12/2014 - 16:19
Luísa Campos
No dia 18 de dezembro, o Brasil comemora o Dia do Museólogo. A profissão foi regulamentada na década de 1980, e, em 2004, sua contribuição para o reconhecimento e o fortalecimento da cultura nacional foram reconhecidos em decreto presidencial. A UFOP oferece, desde 2008, o curso de graduação em Museologia e, desde 2012, o Curso de Especialização lato sensu em Museologia e Sociedade.
As regiões de Ouro Preto e Mariana apresentam cerca de quinze instituições museológicas que preservam a história de Minas Gerais por meio da conservação de museus de arte sacra e moderna, espaços históricos, de território, de ciência e ecomuseu. Nessas cidades há também arquivos históricos, centros culturais e diversos monumentos, o que as torna referências artístico-culturais do Brasil.
Doze museus de Ouro Preto foram transformados, por meio da Lei Municipal Nº 305 de 7 de dezembro de 2006, em Sistema de Museus, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Fórum de Museus de Ouro Preto. Tais fatos comprovaram a real importância da criação de um curso de graduação em Museologia na Instituição.
NA UFOP: Em 2004, o curso de especialização foi aprovado pela Assembleia do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Minas, juntamente com o curso de Pós-graduação e Especialização a Distância, ambos em Museologia. Após o lançamento do Programa de Extensão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) pelo Ministério da Educação, foi aprovado pelo Conselho Acadêmico e Administrativo do Museu de Ciência e Técnica o curso de Museologia na Universidade.
O curso de Museologia da UFOP foi o primeiro de graduação em Minas Gerais, e o primeiro do Brasil a ser oferecido no período noturno. A formação busca a transformação dos estudantes em profissionais capacitados e habilitados para enfrentar os desafios e as demandas de museus, centros culturais, centros de documentação e informação e órgãos de gestão cultural. Visa também contribuir para o manutenção do patrimônio cultural brasileiro, prestando serviço à sociedade. Com seis anos de existência, o curso oferece laboratórios de Computação, de Conservação e Restauro, de Exposições Curriculares e de Museografia.