Criado por Administrator em qua, 25/09/2013 - 19:32
Fernanda Marques
Edgar Roquette-Pinto (1884-1959), considerado "Pai do Rádio Brasileiro", nasceu no dia 25 de setembro. Nessa data, em sua homenagem, comemora-se o Dia do Rádio. Ele foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, emissora sediada na capital fluminense, especializada em música clássica, jazz, choro, samba, bossa nova e canções regionais.
A primeira transmissão radiofônica no Brasil ocorreu também em setembro, no dia 7 do ano de 1922, sendo captada em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo. Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
Dos anos 20 para a atualidade, houve modernização de equipamentos, melhoria do acervo musical e no planejamento dos programas, tornando a transmissão mais rica e consistente.
A comunicação radiofônica tem seu espaço no cotidiano dos brasileiros, e na cidade de Ouro Preto não é diferente. A Rádio UFOP Educativa tem papel de atingir a comunidade ouropretana, com a difusão de conteúdos de qualidade, divulgando informações e entretendo o ouvinte. Ela foi criada em 1998, fruto do grande impacto na comunicação radiofônica na região de Ouro Preto no mesmo ano.
Lançada na mesma época de rádios piratas como Monumento, Cidade e Província, a UFOP Educativa foi a única que permaneceu no ar, por ter passado por um processo de legalização.
Jorge Adílio Penna, um de seus fundadores, explicou que, a partir do resultado positivo da legalização, foi formado um Conselho de Programação, que “propôs conteúdos não só internos, mas também externos à Universidade, além de ter ditado o tom artístico que a rádio seguiu”.
Durante três anos após o seu lançamento, a UFOP Educativa ficou em caráter experimental e, de lá pra cá, apresenta uma programação variada, com atrações musicais, esportivas e boletins diários, com notícias sobre a Universidade e a comunidade. O veículo divulga projetos, pesquisas, eventos, além de abordar assuntos diversos e transmitir informações de utilidade pública.
"Por ser educativa, se comparada a outras rádios da região, a nossa pode ser considerada uma fuga para o ouvinte que deseja um programa diferente e bem produzido’’, indagou Danilo Nonato, supervisor, locutor e apresentador de programas da Rádio.
A UFOP Educativa é sintonizada na frequência FM 106,3 MHz e pode ser ouvida também neste site, no banner localizado na coluna do lado esquerdo da página inicial.



Ouvidoria




