skip to content

Dia do Tradutor é comemorado em 30 de setembro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Por Bruna Alves

No dia 30 de setembro comemora-se o dia do tradutor. A profissão é celebrada na data em que morreu São Jerônimo, patrono dos tradutores. Ele foi incumbido pelo Papa Damaso a traduzir a Bíblia para o latim, graças ao conhecimento que tinha desta língua, do grego e do hebraico.

As áreas de atuação deste profissional são diversas e destacam-se as de tradução de textos, documentos, contratos, áudios, filmes e legendas. Há também oportunidades para intérpretes em palestras e eventos, além de trabalhos de tradução oral.

O Curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais  (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto foi reconhecido em 9 de março de 1987, oferecendo duas habilitações, uma em licenciatura e outra de bacharelado em tradução.

De acordo com a professora do Departamento de Letras (Delet), Gloria Maria Guiné, o mercado de trabalho está se ampliando à medida que aumenta a consciência de que, para traduzir, não basta conhecer a língua estrangeira. “É preciso conhecer a própria língua, redigir bem e ter um amplo conhecimento de mundo. O tradutor é um profissional que passa a vida aprendendo e se aperfeiçoando”, afirma Gloria.

Para saber mais sobre o curso acesse: www.ichs.ufop.br/delet.