Ir para o conteúdo

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado nesta terça-feira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno e Caroline Antunes

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Com o intuito de oferecer condições de igualdade a esse público, a Universidade Federal de Ouro Preto conta com o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) que oferece ao aluno com deficiência condições para a vida acadêmica. Atualmente, oitenta alunos são assistidos pelo Núcleo. 

Para a coordenadora do Núcleo, Marcilene Magalhães, o importante é que a data sirva de reflexão a todos, para que sejam pensadas formas de romper as barreiras que ainda existem e essas pessoas sejam cada vez mais inclusas na sociedade, conquistando mais autonomia. "Novos desafios surgem todos os dias. Dois alunos podem ter a mesma deficiência, mas as pessoas são diferentes e têm necessidades distintas. Quando nós percebemos os desafios, quer dizer que estamos caminhando na direção de uma Universidade mais inclusiva", destaca. 

O objetivo do Núcleo é garantir a permanência do estudante até a conclusão do curso, conforme determina a Portaria do MEC nº 3.284 de 2003. Ao ingressar na UFOP, o estudante informa ao Núcleo as suas necessidades para que, juntos, possam buscar meios que possibilitem o aprendizado e a vivência no meio acadêmico. 

O NEI dispõe de diversos recursos tecnológicos e apresenta metodologias específicas para que, de acordo com a especificidade da deficiência ou necessidade do aluno, ele possa desenvolver as atividades acadêmicas previstas em seu curso. Todas as ações são realizadas em sintonia com estudantes, família, professores e colegiados de curso. O NEI realiza também cursos que estimulam o debate, a pesquisa, o ensino e a extensão relativos à temática da inclusão.

Conheça mais sobre o NEI neste link.