Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Gabriela Ramos
 
Celebrado desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água traz, em 2015, o tema Água e Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a UN-Water, agência das Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações em assuntos sobre água doce e saneamento. O objetivo da comemoração é estimular o debate sobre temas definidos anualmente pela ONU em busca de soluções para os desafios relacionados à água.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil detém 12% da água doce do mundo, se consideradas as águas que nascem no país, e 18% considerando as águas que vêm de outros países, como no caso do rio Amazonas e do rio Madeira.

O maior consumidor do recurso no Brasil é o agronegócio, considerando a irrigação e a água utilizada na criação de animais, representando mais da metade da vazão total que é retirada. Além da demanda por água ter aumentado em todos os setores, o uso do solo, o padrão de construção dos centros urbanos e indústrias, por exemplo, têm alterado o território de modo que o acesso à água, tanto superficial como subterrânea, fique mais difícil. Dessa forma, não se pode manter  o mesmo padrão de uso da água como há quatro décadas. Ainda de acordo com a ANA, no campo e nas indústrias, a economia de água pode ser feita a partir de mudanças nos processos produtivos, utilizando técnicas mais eficazes no uso da água e tecnologias de reúso do recurso.

Segundo o professor Alberto Fonseca, do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola de Minas, uma alternativa para que a economia de água seja eficaz no agronegócio e também na indústria é a aplicação das leis 9.433/1997 e 11.445/2007, que dizem respeito aos recursos hídricos e ao saneamento básico e incentivam o uso controlado por meio de outorgas, cobranças e tarifas.

Para os setores de bebidas e sucroalcooleiro, por exemplo, há alternativas para diminuir os problemas relacionados ao recurso, como melhoria nos processos internos ao mensurar e monitorar o uso da água, compreendendo a responsabilidade sobre o uso do recurso, tanto dentro como fora de sua instalações. Além disso, formar parcerias com grupos não governamentais de modo a encorajar a preservação e a melhoria dos sistemas de gestão da água e estimular fornecedores e compradores ao longo de toda a cadeia de suprimentos a adotar as melhores práticas de gestão. “Devido ao alto consumo de água pelo agronegócio, a economia por meio de políticas que ataquem esse setor é potencialmente mais eficaz. Atacando somente o usuário urbano, a economia de água será insignificante. Além disso, devido à precariedade dos sistemas, há muita perda do recurso”, avalia Alberto.

Nas cidades de Mariana e Ouro Preto não há hidrômetros, impedindo a medição volumétrica da água. Portanto, devido a ausência de cobrança em relação ao consumo, o uso e o desperdício do recurso se torna excessivo. A cobrança no município de Ouro Preto consiste em uma taxa fixa apenas para cobrir serviços de operação. Já em Mariana, essa taxa não é cobrada. Dessa forma, o pagamento pelos serviços de operação estão embutidos em impostos. “Para que as pessoas se comportem de maneira ambientalmente educada seria essencial o pagamento direto por esse serviço. A cobrança é um instrumento de gestão que auxilia na eficiência do sistema”, salienta Alberto.
 
image001.jpg 
image002.jpg 
Fonte: Agência Nacional de Águas 

No gráfico, o consumo urbano exclui as indústrias e contempla o uso doméstico, no comércio, nas empresas, nos órgãos públicos, nas escolas, nas universidades, nos hospitais, dente outros. O uso rural é o uso do homem do campo, exceto a irrigação e a água para matar a sede de animais. A vazão de retirada é o volume de água retirado por segundo da natureza. A vazão de consumo é o volume retirado por segundo, mas que não retorna diretamente à natureza. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.