Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Diabete é tema de projeto de alunas de Nutrição da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

Diabete, idosos e comidas são temas abordados pelas estudantes de Nutrição da UFOP Bruna Silveira, Maira Talma, Hellena Zaco, Amaziles Gonçalves e Mariana Silvestrini, que atuam no projeto “Saberes e Sabores em Oficinas de Culinária”. O projeto existe há mais de três anos e, desde o seu início, atende pacientes da Associação dos Diabéticos de Ouro Preto (ASSODIOP), além de pessoas da comunidade com diabete.

 

diabete_enut_tamarapinho.jpg
Foto: Tamara Pinho

O foco do projeto é incentivar o consumo de alimentação variada: as estudantes colaboram no preparo de receitas, orientando sobre o tipo de alimentos, a quantidade a ser ingerida e a substituição por produtos semelhantes.

Maira Talma, que está no 7º período de Nutrição, contou que o resultado do projeto é empírico e funciona a partir do relato dos pacientes. As meninas fazem oficinas quinzenais de acompanhamento, momento em que perguntam sobre a alimentação dos pacientes e se seguem as receitas. “Algumas vezes, orientamos para que façam a receita em casa e tragam para analisarmos se estão fazendo certo”, conta Maira.

As futuras nutricionistas disseram que o projeto agrega muito na vida acadêmica e na experiência profissional.  “Na aula, a gente tem a teoria. No projeto, a prática. Assim, aprendemos a lidar diretamente com o paciente diabético”, declara Bruna Silveira, que está cursando o 4º período e acompanha o projeto desde que chegou à UFOP.