Criado por Administrator em ter, 03/12/2013 - 12:04
Brunello Amorim
Com o intuito de unir três cursos da mesma área de conhecimento localizados no mesmo prédio e facilitar o andamento das questões burocráticas e acadêmicas de cada departamento, foi criada a Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM). Aprovada pelo Conselho Universitário (Cuni) no dia 21 de outubro, a criação da Escola possibilitará que algumas demandas dos cursos, que antes dependiam da Reitoria, sejam centralizadas e resolvidas pela diretoria da nova unidade.
A diretoria interina deste primeiro ano será composta pelo professor do Departamento de Museologia (Demul) Gilson Nunes, como diretor, e pelo professor do Departamento de Direito (Dedir) Bruno Camilloto Arantes, como vice-diretor.
De acordo com Gilson Nunes, o objetivo da EDTM neste ano é realizar melhorias na estrutura física e consolidar a instituição nas áreas acadêmicas e administrativas. "A expectativa é de muito trabalho para conseguirmos estabelecer a nossa unidade e conseguir representar as demandas dos nossos departamentos junto à administração superior. Esperamos também fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão dos cursos", explica.
Nas próximas eleições para a diretoria da Escola, há um acordo entre os três departamentos. "Na primeira eleição, o diretor deve ser do Dedir; na segunda, do Detur e, na terceira, do Demul, visando integrar a administração e atendendo às solicitações de todos", relata Nunes.
A primeira reunião do Conselho Departamental está prevista para esta quarta-feira, 4 de dezembro, às 17h. Neste primeiro encontro, começam as aprovações das adaptações físicas do prédio e também a formação de um calendário. Reuniões com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplad), com a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e com a Prefeitura do Campus também já estão agendadas.