Criado por Administrator em seg, 12/11/2012 - 14:18
Bruna Alves
Criado em janeiro de 2010, o Programa de Educação Tutorial de Pedagogia (PET) tem o propósito de agregar os alunos da Universidade, propiciando-lhes uma formação mais ampla dentro de suas três linhas de trabalho: o ensino, a pesquisa e a extensão.
A equipe do PET Pedagogia tem como tutora a professora Célia Maria Fernandes Nunes e conta com 12 bolsistas e seis voluntários. O mecanismo de trabalho utilizado é o de formar e fazer com que os alunos desenvolvam seus projetos de forma autônoma. Além das atividades em conjunto, cada bolsista desenvolve uma pesquisa em sua área de interesse.
Pesquisa
No campo da pesquisa, os petianos de Pedagogia desenvolvem atividades nos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os portadores de paralisia cerebral e diversidade cultural. Segundo a tutora do PET, o aluno tem total liberdade dentro do grupo para decidir com o que pretende trabalhar. “Os alunos possuem a liberdade de procurar um professor que desenvolva algum projeto de pesquisa para poder trabalhar com ele em sua área de interesse”, afirma Célia.
Extensão
Na extensão, os projetos desenvolvidos estão relacionados com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), com a Casa de Convivência da Figueira, onde é desenvolvido trabalhos com Portadores de Necessidades Especiais em Mariana. A Academia Marianense de Letras e a Biblioteca Pública de Saramenha são outros lugares onde os petianos realizam seus projetos.
Uma das características dos projetos de extensão é fazer com que o aluno desenvolva seu projeto em sua comunidade de origem, levando assim o conhecimento adquirido na Universidade para a sua realidade.
Ensino
Na questão do ensino, o PET tem como função dar suporte ao curso em que está vinculado, no caso a Pedagogia. Sendo assim, todo ano a equipe do Programa de Educação Tutorial organiza o Ciclo de Debates e, a cada edição, com um tema diferente. O público alvo são os alunos de Pedagogia.
Outra atividade organizada todo semestre é o processo de acolhida aos alunos do 1° período, no qual é realizada uma série de atividades. A professora Célia Maria Fernandes Nunes avalia positivamente essas ações desenvolvidas dentro da Universidade. “Tem sido muito interessante ver os resultados. No caso da acolhida, quando o aluno ensina para o outro aluno, eles aprendem de uma forma mais natural. Dessa forma, o calouro se sente mais seguro e até mesmo mais a vontade dentro deste novo universo, que é a Universidade”, afirma.
A aluna do 4° período Natália Gomes, que está há um ano no PET, fala da experiência. “Faço parte do projeto Academia Marianese de Letras e tenho a oportunidade de trabalhar com a realidade. Procuro sempre fazer meu estágio na periferia, pois é onde eu irei atuar. A gente trabalha bastante, mas o resultado é válido,” afirma Natália Gomes.
Para conhecer mais as atividades desenvolvidas no PET Pedagogia acesse http://petpedagogiaufop.blogspot.com.br/.