Criado por Administrator em ter, 14/08/2012 - 11:32
Desde o dia 6 de agosto, estão abertas as novas chamadas para o Programa Ciência sem Fronteiras. Alunos das áreas tecnológicas podem fazer Graduação Sanduíche na Austrália, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. As inscrições vão até o dia 14 de setembro e são feitas exclusivamente pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.
Uma novidade das novas chamadas é que foram incluídos nas áreas e temas contemplados os itens de Indústria Criativa, voltados a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura, design, software, jogos de computadores, cinema, vídeo, fotografia, música, artes, televisão, conteúdos digitais, editoração e publicação eletrônica); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos, em todas as áreas e temas já contemplados pelo Programa.
Entre outros requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino. Para verificar se o aluno se enquadra nesta condição, ele deve somar a carga horária cursada com a carga horária das disciplinas em que está matriculado no atual semestre e dividir o resultado pela carga horária para integralização do seu curso. Outra novidade é que, para os EUA, há a possibilidade de iniciar a mobilidade em janeiro de 2013 ou em setembro de 2013.
Pela Provisão CEPE nº 016/2012, estão aptos a participar do Programa Ciência Sem Fronteiras, satisfeitas as demais condições de elegibilidade, os alunos que tiverem coeficiente geral igual ou superior a 6,5, sem nenhuma reprovação, ou coeficiente geral igual ou maior que 7,0, com qualquer número de reprovações.
Para mais informações e/ou dúvidas sobre os procedimentos de inscrição e cronograma, consulte as chamadas para cada país e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior.
A UFOP também disponibiliza o email cienciasemfronteiras@ufop.br, assim como a página eletrônica para esclarecer dúvidas.