Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Documentário "Um beijo para Gabriela" é exibido pela Mostra Internacional de Cinema

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lucimara Leandro

Como parte da programação da I Mostra Internacional de Cinema de Ouro Preto, na última sexta-feira (10), o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) recebeu a pesquisadora Laura Murray, da Columbia University - NY, para debater sobre o documento de sua autoria Um beijo para Gabriela. Laura está no Brasil há sete anos e estuda o movimento de prostitutas e as políticas públicas nacionais ligadas à categoria. Durante esse tempo, conheceu Gabriela Leite, uma prostituta, socióloga e fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas. 

No início do movimento, em 1987, a rede buscava denunciar a violência policial e a associação de prostituição com doenças sexualmente transmissíveis. Na década de 1990, o movimento abarcou temas mais voltados aos direitos humanos, à discriminação e à regulamentação da prostituição como profissão, dentre outros. No decorrer das pesquisas, Laura acabou se aproximando mais de Gabriela e resolveu registrar sua vida e ideologias. Assim surgiu o documentário Um beijo para Gabriela. “O objetivo desse trabalho foi voltado para o lado educativo. Eu queria fazer as pessoas refletirem e se instruírem sobre o assunto”, comenta. 

Em 2013, Gabriela começou um tratamento contra o câncer. Laura decidiu então gravar a segunda parte do documentário que resultou em extras. “Quis ouvir as ideologias dela, sempre achei-a muito inteligente e era importante registrar seus pensamentos”, comenta Laura. A pesquisadora acredita que conhecer a vida de Gabriela ajuda o ouvinte a melhor compreender a causa.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.