Criado por Administrator em seg, 16/03/2015 - 15:52
Ana Elisa Siqueira
Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto participarão do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Administração Pública, oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, e, em Computação, pela PUC do Rio Grande do Sul. O Dinter é um projeto da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), com turmas conduzidas por uma instituição promotora e vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota superior a 5.
Segundo a Capes, o objetivo do programa é promover a formação de doutores, capacitando docentes para os diferentes níveis de ensino, além de ampliar e fortalecer não só os grupos de ensino e pesquisa, como também as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação no País.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdei Lopes de Araújo, explica que docentes do Icsa, Icea e Cead, áreas que lidam com a administração, manifestaram interesse em participar do doutorado. "O projeto aprovado pela Capes foi elaborado com 20 docentes. Não há processo de recepção de candidatura, é uma turma fechada. As atividades começam agora no primeiro semestre de 2015."
A UFOP, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do NUPEB (CBIOL/NUPEB), possui um convênio Dinter com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) desenvolvido de 2010 a 2013.
A primeira turma, composta por sete docentes do campus de Salinas, pesquisou suas teses na área de desenvolvimento tecnológico ou melhoramento de produtos da cana-de-açúcar. Em 2014, o Cbiol aprovou novo convênio Dinter com o mesmo Instituto, mas, dessa vez, envolvendo professores e técnicos-administrativos de outros campi além do de Salinas.
A coordenadora do Cbiol, professora Renata Nascimento de Freitas, destaca que projetos como o Dinter permitem acelerar e melhorar a qualificação dos recursos humanos envolvidos em pesquisa e ensino técnico e superior de instituições de ensino públicas e privadas. "Acredito que este seja um importante papel social da UFOP e do CBIOL e uma maneira de retornar ao sistema o investimento que vem sendo realizado por duas décadas desde que o NUPEB foi criado em 1994."