Criado por Administrator em qui, 23/05/2013 - 14:46

Roberta Nunes
O médico psiquiatra, escritor e apresentador, Dr. Jairo Bouer, ministrou a palestra “Desafios da juventude” durante a mobilização Sou Mais Juventude, realizada no dia 22 de maio. De forma descontraída, ele mostrou a relevância da reflexão sobre sexualidade, drogas e álcool, sem o caráter proibitivo, incentivando a responsabilidade individual.
Cerca de 450 pessoas compareceram ao teatro do Centro de Convenções da UFOP. Os estudantes participaram ativamente conversando sobre o abuso do consumo de álcool, o aproveitar sem prejudicar e a pressão dos grupos.
Dr. Jairo Bouer enfatizou a necessidade dos debates e da informação diante das experiências pessoais. “O jovem, cada vez mais cedo, tem autonomia e, às vezes, ainda não tem maturidade para lidar com suas questões. Por isso, a informação é importante nesse processo. Nesse caminho pode ser que seja preciso abrir mão de regras impostas por outros e ser autêntico”, reforçou.
O Pró-Reitor de Extensão da UFOP, Rogério Santos, foi o mediador da mesa redonda. Ele acredita que a iniciativa da UFOP, de preocupar-se além do universo acadêmico com outras áreas da vida do jovem, é muito importante. “É fazer pensar sobre qual a relação do outro quando se fala em álcool, droga e sexualidade, sem trazer danos futuros”, ressaltou.
Os temas voltados à juventude são preocupações também da representante do Canal Futura, Vanessa Jardim. “Devido à precocidade nas drogas e as questões relacionadas ao comportamento do jovem serem um dos focos do Futura, o evento tem tudo a ver conosco”, afirmou.
A vice-reitoria da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes, enfatizou os benefícios do bate papo despojado. “De uma forma peculiar e jovial, o Dr. Jairo conseguiu atender aos nossos estudantes, chamando-os à responsabilidade”, compartilhou.
Já pelo olhar da estudante de Serviço Social, Jéssica Adriele, 21, as reflexões sobre sexualidade, álcool e drogas podem, a partir de iniciativas como a do Sou Mais Juventude, sair do debate e se efetivar na prática.