Ir para o conteúdo

Em Ouro Preto, RBras propõe discussão sobre estatística aplicada

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Marques
 
Até o dia 21 de maio, o Departamento de Estatística (Deest) da UFOP realiza a 59ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras), no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto. O tema central abordado nesta edição é Modelagem Espacial Aplicada a Estudos Socioambientais.

Para iniciar a programação do encontro, na manhã desta segunda-feira (19), foi realizada uma sessão solene, que contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, prof. Marcone Jamilson Freitas Souza; da presidente da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, profª Roseli Aparecida; do presidente da Sociedade Internacional de Biometria, prof. John Philip Hinde; do coordenador local do RBras, prof. Fernando Luiz Pereira de Oliveira, da presidente da Comissão Científica do RBras, profª Diana Campos; e da chefe do Departamento de Estatística da UFOP, profª Graziela Dutra Rocha. 

Ministrada pelo presidente da Sociedade Científica Internacional, John Hinde, representante da National University of Ireland, a palestra de abertura teve como tema Sociedade Internacional de Biometria. Hinde apresentou a origem, o trabalho e as principais prioridades do grupo, que são o aumento dos benefícios aos membros associados, entre eles cursos e capacitação, além do desenvolvimento de iniciativas estudantis e expansão do material para webinar e podcasts. “Nosso grupo é composto por mais de cinco mil membros, divididos entre 34 regiões do mundo. Para se tornar membro, basta se interessar por estatística e será bem vindo”, destacou o presidente.  Para Helgem de Souza, aluno do curso de Estatística da UFOP, a participação neste evento é de extrema importância. 
 
Sobre o RBras 
O objetivo da RBras é reunir pesquisadores de todas as áreas que empregam a Estatística na tomada de decisões. Além de discutir formas de se ampliar o acesso ao conhecimento estatístico, promovendo intercâmbios multidisciplinares e discutindo o processo de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análises e dados. “O RBras acontece anualmente e, em anos ímpares, ele é realizado junto com o Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO). Os participantes são, em sua maioria, estatísticos e interessados em estatística aplicada”, comenta a profª Roseli Aparecida.  A presidente da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria acrescenta que a Rbras está expandindo pelo Brasil. “Muitas Universidades e departamentos de estatística estão se candidatando para receber o simpósio e a nossa expectativa é que de cresce cada vez mais".

A RBras é uma Sociedade Científica Internacional, sem fins lucrativos, direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos Matemáticos e Estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Biologia, Medicina, Ecologia, Análise de Riscos, Geografia Agronomia, Economia e áreas afins. O programa científico tem apoio do CNPQ, CAPES, FAPEMIG, FAPESP e contará com palestrantes do Brasil e do exterior, minicursos, tutorial, sessões temáticas, comunicações e pôsteres.