Ir para o conteúdo

Em parceria com a UFOP, Cátedra Unesco oferece cursos de capacitação profissional à comunidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Luiza Madeira

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Cátedra Unesco, busca promover a inclusão social, oferecendo cursos de capacitação profissional à comunidade, que visam a redução da pobreza, a promoção dos direitos humanos e a luta contra a desigualdade. 


O curso de Cuidador de Pessoas, por exemplo, tem ênfase no cuidado de idosos e crianças. Com duração total de 80 horas, é dividido em três etapas. Módulos 1 e 3, com duração de 25 horas e o módulo 2, com duração de 30 horas. O conteúdo do curso contempla, além da habilitação em Cuidador, aulas de capacitação ambiental e psicologia. Segundo a professora do programa, Ana Paula Romani, a procura por esse tipo de profissional na região de Ouro Preto tem aumentado significativamente, o que demanda a necessidade de um curso de capacitação. O projeto é direcionado especialmente para mulheres em condição de venerabilidade social. A iniciativa do projeto visa incentivar essas mulheres, trabalhando a sua capacitação e valorizando sua imagem. Os certificados referentes aos módulos dois e três, ministrados no primeiro semestre desse ano, estão sendo entregues na Escola de Farmácia no Centro Histórico, no Laboratório de Qualidade de Águas em horário comercial. Nessa última etapa, sete alunos concluíram o curso.

O projeto é realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e oferece ainda cursos de recepcionista, manipulador de alimentos, artesanato com reciclagem e manipulação de produtos de higiene. A abertura de inscrições é feita duas vezes por ano, baseando-se no calendário da Universidade. As datas e os cursos oferecidos devem ser acompanhados na página do programa. Acesse aqui.