Criado por Administrator em qua, 03/12/2014 - 15:21
Ana Elisa Siqueira
Transformar soluções para problemas do cotidiano das pessoas e das empresas em negócios. Esse foi o mote dos 12 projetos desenvolvidos nas disciplinas Ações Empreendedoras, obrigatória para o curso de Ciência da Computação e eletiva para diversos cursos da Instituição, e Empreendedorismo, obrigatória para o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Os alunos apresentaram os planos de negócios durante o Empreenda em Ação!, realizado na última terça-feira, 2 de dezembro. As propostas foram desde o desenvolvimento de software e games para computadores e celulares até a indústria alimentícia, com produção de creme de açaí, cerveja, cachaça, farinha de casca de frutas, comidas congeladas e miniporções de frutas, legumes e vegetais.
O professor que ministra as aulas, André Luis Silva, explica que o projeto é fruto das duas disciplinas e foi idealizado pelo professor Álvaro Pereira Jr. “O Empreenda em Ação! foi criado para que os alunos tenham a perspectiva de uma possibilidade de entender o que é o mundo dos negócios, não só a criação do produto propriamente dito, mas também a viabilidade financeira, o processo de comunicação, a definição do cliente que vai ser atendido pelo produto que está sendo demonstrado e todo o contexto que se tem referente ao empreendedorismo”.
O grupo vencedor da terceira edição do evento foi o Skynet, com a plataforma On Market. O software foi pensado para auxiliar os consumidores a pesquisar os menores preços dos produtos dos supermercados. O produto foi elaborado pelos estudantes de Ciência da Computação Filipe Eduardo dos Santos, Pedro Henrique Silva, Gustavo de Siqueira e Lucas de Abreu.
O empreendimento da empresa Skynet foi o ganhador do Empreenda em Ação - crédito da foto: Ana Carolina Vieira
Filipe conta que a ideia surgiu de uma experiência familiar. “Minha mãe sempre teve dificuldade em fazer essa análise de preço nos supermercados. É um processo que dura horas, e acho que não é só ela que tem esse problema”. O grupo pretende implementar o projeto, mas para isso é preciso desenvolvê-lo e arrecadar os investimentos necessários. Os estudantes acreditam que em torno de um ano e meio o software estará pronto.
Educação empreendedora
“O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos é muito amplo. Vemos várias tecnologias e, às vezes, ficamos perdidos: e agora, qual vou seguir? Sendo assim, a área de empreendedorismo está de portas abertas para a nossa área. Então é muito interessante ter esse conhecimento, com certeza é possível, para qualquer curso, desenvolver algo nesse sentido”. A fala é da estudante Pollyana Cantarutti, que cursa a disciplina de Empreendedorismo.
As disciplinas têm estimulando os alunos a verem novas possibilidades de carreira e a desvendar o mundo dos negócios. Os estudantes contam que tiveram dificuldade em elaborar o plano de negócios, como foi o caso de Ludmylla Crepalde, aluna do curso Ciência e Tecnologia de Alimentos. “A dificuldade incentiva a procurar. Corremos atrás, fizemos parceria com uma associação responsável pela área em que estamos desenvolvendo o projeto para descobrir como funciona tudo. Tivemos mais contato com a parte de produção e vimos que a coisa não funciona tão bem quanto todo mundo imagina”.
O grupo Gentle Troll Games (GTG), do estudante Lauro Moraes, do curso de Ciência da Computação, aproveitou a disciplina para aprimorar um jogo que já estava desenvolvendo. “A disciplina abriu os nossos olhos pra uma coisa que não considerávamos e até mesmo o formato do jogo mudou. A ideia era lançar só para computador e vimos que o mercado de celular, na verdade, é um dos mais rentáveis, e vários concorrentes não trabalham com isso. A parte do marketing também vimos ser fundamental para um jogo ter sucesso.”
12 projetos se apresentaram no Empreenda em Ação! - crédito da foto: Ana Carolina Vieira



Ouvidoria




