Ir para o conteúdo

Consecon Jr.: economia na prática

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Consecon é a empresa júnior do curso de Ciências Econômicas, oferecido no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. 
 
A empresa nasceu com o objetivo de desenvolver habilidades teórico-metodológicas e técnico-operativas, contribuindo para a formação dos estudantes e para o desenvolvimento econômico da sociedade. Além disso, é uma forma de os alunos adquirirem experiência empresarial e terem um direcionamento para o mercado de trabalho. A Consecon Jr. oferece os seguintes serviços de consultoria econômica:
 
- Gestão financeira e orçamentária: organização da empresa por meio de dados de entradas e saídas do negócio, buscando também mostrar como anda a saúde financeira da empresa.
- Análise de mercado: avaliação do mercado da instituição e dos seus clientes, concorrentes e fornecedores. Com esse conhecimento, é possível tomar decisões que podem levar a empresa a um patamar mais alto.
- Viabilidade do negócio: verificação da viabilidade de um negócio ou projeto, incluindo a análise do investimento inicial e do tempo de retorno.
- Valuation: análise dos dados da empresa para projeção de fluxos de caixa futuros e obtenção do verdadeiro valor da empresa.
 
Arthur Alves, vice-presidente e diretor de gestão de pessoas e processos, conta que a EJ o ajudou muito a desenvolver noções de liderança. Ele iniciou no setor de marketing, em 2021, como trainee. Em janeiro de 2022, com a saída da antiga gestão, entrou no cargo atual. "Me deparei com diversos desafios e tomadas de decisão, mas, com o auxílio dos assessores do setor e demais membros, pude cumpri-los", pontua. 
 
Segundo Arthur, a vivência na EJ é uma forma de entender, na prática, o papel do economista na sociedade. Ele ressalta que a empresa é importante tanto para a Universidade, que forma profissionais capacitados para o mercado de trabalho, quanto para a população local, pois ajuda os comerciantes a entenderem melhor seus negócios. Além dessas atividades, a Consecon também realiza pesquisas e estudos que fomentam a produção de conhecimento dentro e fora da Universidade. 
 
DO REMOTO AO PRESENCIAL - Durante o período remoto, Arthur conta que pode sentir uma mudança significativa no método de trabalho. A principal diferença foi a prestação de serviço remota, que possibilitou a busca de clientes de outras regiões e a expansão dos negócios. Essa prestação de serviço foi algo que continuou com o retorno das aulas, assim como algumas reuniões, que ainda acontecem de forma online. A volta às aulas deixou os estudantes animados. Segundo eles, o contato presencial vai ajudar a EJ a ter novos projetos e impulsionar o comércio local. 
 

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais