Ir para o conteúdo

Minera Jr: reestruturação e evolução

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A empresa júnior da semana é a Minera Jr., do curso de Engenharia de Minas, que fica no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto.
 
Em 1995 o curso teve sua primeira EJ, a ENGEMIN Consultoria Júnior, que contava com 26 membros no total, mas foi desativada em 2004. Em 2007 foi criada outra EJ, a Exploiter, que chegou a 24 membros e foi desativada em 2013. Em 2014, a Minera Jr. foi estruturada pelos então membros Almiro Junior, Carolina Takano, Elder Lucas Ribeiro, Pedro César Gonçalves, Pedro Henrique Neuppmann, Raphaela Assis Ferreira e Sérgio Henrique Catapreta.
 
A Minera Jr. oferece serviços nas áreas de direito minerário, caracterização, geomecânica, beneficiamento, ensaio laboratorial, separação de material, teste de sedimentação e ensaio de abrasão, além de oferecer cursos, palestras, webinários, vídeos e e-books. A EJ conta também com seis diretorias: administrativo-financeira, comunicação, gestão de pessoas, presidência, projetos e gestão da qualidade.
 

minera_jr.jpeg

Divulgação
Membros reunida presencialmente, antes da pandemia.
 
Davi Arantes, que é diretor de comunicação da empresa, iniciou sua trajetória como trainee e em seguida se tornou assessor de comunicação. "Fazer parte da Minera Jr. está sendo uma experiência incrível na minha vida, por desenvolver várias habilidades, como proatividade, boa comunicação, relacionamento com as pessoas, flexibilidade e liderança", conta. 
 
"A Minera Jr. possui um papel fundamental para a formação dos alunos do curso de Engenharia de Minas da UFOP e para a comunidade local, pois temos a missão de realizar atividades de consultoria em mineração com eficiência e responsabilidade socioambiental, contribuindo para a vivência empreendedora dos nossos membros", ressalta Davi.
 
Entre os projetos de destaque realizados pela Minera, estão o Projeto Lagoas, que consistiu na estruturação e estabilidade de lagos para a prática de piscicultura; o Projeto Santa Rita, que consistiu na regulamentação de uma área juntamente à Agencia Nacional de Mineração; e o Projeto Mineral Digital, que consistiu na realização de um webinário voltado para o ramo de Rochas Ornamentais.
 

whatsapp_image_2021-11-26_at_12.59.24.jpeg

Reprodução
Gestão atual em reunião remota
 
PANDEMIA - Durante a pandemia as atividades da EJ foram todas adaptadas para a modalidade remota, exceto as que necessitavam do uso dos laboratórios e equipamentos para a realização dos projetos. Todas as atividades presenciais foram realizadas seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). "As atividades remotas trouxeram novas oportunidades para nossos membros, como a realização de cursos, capacitações e rodas de conversas", finaliza Davi.
 
Conheça mais sobre a Minera Jr em seu site e Instagram.
 
 

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais