Ir para o conteúdo

Renovar Jr.: desenvolvimento pessoal e sustentabilidade global

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Dando continuidade à série de matérias sobre as empresas juniores da UFOP, apresentamos hoje a Renovar Consultoria Jr., empresa do curso de Engenharia Ambiental da UFOP. Localizada no Campus Morro do Cruzeiro, a EJ foi fundada em 2017 e trabalha com serviços de reutilização de água, captação de águas, gerenciamento de resíduos sólidos, qualificação de aterros sanitários e palestras de educação ambiental. 
 
Em projetos de reutilização de água, por exemplo, o fluido pode ser reaproveitado para molhar o jardim, nos sanitários e até mesmo passar por processo de filtração para ser usado no banho e em torneiras. Já em serviços de análise de qualidade de águas, a Renovar analisa estratégias que grandes empresas usam para entender as escolhas feitas pelos clientes e melhorá-las, com o uso de ferramentas inteligentes e recursos globais.  
 
A EJ é aberta a estudantes de qualquer período do curso de Engenharia Ambiental, buscando motivá-los desde o início até a reta final do curso. "O nosso propósito é possibilitar aos alunos uma oportunidade única de exercer a profissão ainda durante a graduação e fornecer projetos ambientais com qualidade. Procuramos levar nossos valores para fazer a diferença em cada indivíduo, membro e discente e, com isso, levamos o nome da UFOP para fora da nossa bolha", conta a presidente da Renovar, Jordânia Ferreira.
 

print_reuniao_final.png

Reprodução
Gestão atual em reunião remota
 
Além dos conhecimentos técnicos, várias competências são desenvolvidas dentro da empresa, como liderança e trajetória pessoal, por exemplo. "Desde quando entrei na Renovar Consultoria Jr. e comecei a ter contato com o Movimento Empresa Júnior, minha mente se abriu para novas possibilidades, com momentos de reflexão sobre como trilhar meu caminho dentro da Engenharia Ambiental impactando por onde passo", destaca Jordânia. 
 
PROJETOS - A Renovar vem trabalhando em diversos projetos de destaque, mostrando um crescimento expressivo. Atualmente a EJ, através de um projeto pro-bono, tem levado palestras sobre sustentabilidade a escolas estaduais de Mariana, além de ter realizado consultoria para uma empresa de transportes da cidade de Itabirito.  
 
"Há também as empresas que nos buscam para se regularizar com o órgão fiscalizador da região. Um exemplo é a elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) feito para uma academia de Ouro Preto", explica Jordânia. O documento é necessário para analisar os impactos da implantação de um empreendimento em seu entorno.
 

Veja também

25 Outubro 2023

A Projet, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, abriu inscrições para o processo seletivo deste semestre. Confira o...

Leia mais

10 Outubro 2023

A Formulare, empresa júnior do curso de Farmácia da UFOP, publica edital para seleção de novos integrantes. As inscrições podem...

Leia mais

3 Maio 2023

A Projet, empresa júnior de Engenharia de Produção, abre processo seletivo para estudantes do curso. Os interessados devem ter disponibilidade...

Leia mais

21 Junho 2022

A Visão Jr. é a empresa júnior do curso de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, localizada no Instituto...

Leia mais