A empresa júnior desta semana é a Rever, do curso de Letras, que fica localizado no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana. A EJ foi criada a partir de um grupo de estudos e, em 2011, se tornou a primeira empresa júnior de revisão e tradução de textos do país, que também oferece serviços como normatização e legendagem.
Desde 2019, a EJ faz parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), com o objetivo de sair dos muros da Universidade. A Rever passou, a partir de então, por um processo de reestruturação, que incluiu a reorganização de cargos e funções e a mudança na maneira de fazer prospecção de clientes. Dentre as várias ações da atual gestão, estão a elaboração do estatuto e do regimento interno e a regulamentação da empresa na Universidade.
A atual diretora-presidente da Rever, Polyana Dutra, ingressou na EJ em setembro de 2020, no primeiro processo de seleção que envolveu também um período de trainee da Rever. "Minha trajetória aqui foi muito boa. Eu consegui aprender muita coisa dentro do movimento. Foi a melhor experiência que eu tive dentro da UFOP, e já participei de muita coisa na Universidade", conta orgulhosamente.
A experiência na Rever também foi fundamental para seu aprendizado no curso. Polyana cursou a disciplina Revisão de Textos I durante o período remoto e destaca que a atuação na EJ foi indispensável para uma maior compreensão do conteúdo e da atuação profissional nessa área.
O intercâmbio de conhecimentos é destaque na Rever. "Uma integrante nossa entrou em contato com uma integrante de uma EJ de Paris. Ela sabe falar francês, então foi lá e conversou com a outra integrante, o que trouxe visibilidade à EJ e à Universidade", conta Polyana sobre a troca cultural.
Durante a pandemia, a EJ, além continuar com suas atividades, percebeu novas possibilidades de trabalhar, mesmo longe do ambiente físico da Universidade. Aliados à qualidade e baixo custo dos serviços, a experiência de trabalhar na Rever leva satisfação a quem executa e a quem recebe os serviços oferecidos. "Um cliente chegou a pagar um valor a mais e trouxe mais projetos à Rever", afirma Polyana, como consequência do bom serviço prestado.