Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Encerramento de Seminários de Economia trata da situação na China e da economia mineira

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lucimara Leandro

O encerramento da programação do III Ciclo de Seminários de Economia, realizado quarta-feira, 24, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), ficou a cargo dos professores Helton Ricardo Ouriques e Ronaldo Nazaré com os temas O ressurgimento da China e Diagnóstico da economia mineira.O professor Helton Ouriques abordou questões referentes ao crescimento chinês e às políticas adotadas pelo país para conseguir crescer no cenário econômico mundial, apresentando um paralelo entre o país e a economia brasileira. O professor fez uma ressalva ao falar sobre o modelo econômico chinês; segundo ele, "o fato de as políticas terem dado certo lá, não significa que darão certo no Brasil". Para Helton, a China conseguiu se destacar, pois investiu na educação. "Se o Brasil quiser crescer mais, terá de educar os jovens para serem profissionais competitivos e inovadores no mercado de trabalho", destaca.

O professor Ronaldo Nazaré expôs um diagnóstico da economia mineira da década de 1970 até o momento. Os dados apresentados por ele permitiram aos alunos perceberem o quanto Minas cresceu economicamente desde então. Ronaldo Nazaré comentou sobre a oportunidade econômica vivida pelo estado. Atualmente, Minas tem a chamada Janela de oportunidade, isso acontece quando um estado possui um contingente populacional de adultos que representa maior número demográfico, com baixo índice de idosos e crianças, o que significa maior capacidade de mão de obra ativa.

"O Estado precisa aproveitar este momento demográfico para realizar a implantação de políticas públicas que visem ao desenvolvimento econômico", observou Ronaldo. O professor chamou a atenção para outro dado preocupante: o fato de Minas possuir um número elevado de pessoas com baixa escolaridade. Assim como defendeu Helton Ouriques, Ronaldo também salientou a importância de valorizar a educação. "Só existe crescimento econômico em locais onde a população tem acesso à educação de qualidade", comentou. Após as apresentações, foi realizado um debate entre alunos e palestrantes acerca dos temas propostos.

A professora Fernanda Faria, uma das organizadoras do evento, fez o encerramento do Ciclo agradecendo a participação dos palestrantes e o engajamento dos alunos.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.