Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Encerramento do Encontro de Saberes debateu modelo de ensino da Escola da Ponte, de Portugal

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes
 
“O que vocês querem saber?”. Foi assim que o profº José Pacheco começou sua palestra sobre a idealização da Escola da Ponte, proposta portuguesa que se diferencia das estruturas de ensino e aprendizado tradicionais. Com muito bom humor e um sotaque “gajo”, Pacheco divertiu e informou o público que acompanhou a palestra de encerramento da quinta edição do Encontro de Saberes.

pacheco_encontrosaberes.jpg

Pacheco ministrou sua palestra a partir de perguntas do público e apresentou, em slides de vídeo e foto, o Projeto Âncora, de Cotia (SP), que segue a metodologia da Escola da Ponte. A escola em Portugal não divide os estudantes por turmas, nem por anos de escolaridade. Não há um professor encarregado de um só grupo de alunos e todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.

O palestrante partiu da ideia de que as escolas-padrão não emitem o aprendizado necessário para estruturar a vida do aluno. Ao perguntar se alguém da plateia lembrava como fazer raiz quadrada, comentou: “Se alguém lembra, levanta a mão que eu dou um papel”, e provocou o público a refletir se o ensino regrado realmente agrega tantos valores ao indivíduo.

Ao final da palestra, o professor deixou uma sugestão de que Ouro Preto poderia ter a Escola da Ponte como modelo para um novo método de ensino e aprendizagem.

PREMIAÇÕES - Logo após a palestra do professor José Pacheco, teve início a Solenidade de Encerramento do V Encontro de Saberes, com a entrega de medalhas e certificados dos melhores projetos de iniciação científica, extensão e ensino.  O Reitor da Universidade, professor Marcone Jamilson Freitas Souza, discursou sobre a avaliação positiva do evento.

pdf Confira a lista dos premiados no Seminário de Iniciação Científica (Seic).

pdf Confira os premiados da Mostra Pró-Ativa.

pdf Veja os premiados do Seminário de Extensão.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.