Criado por Administrator em ter, 11/11/2014 - 17:02
Ticiane Alves
No dia 7 de novembro, o III Encontro Memorial ICHS promoveu o seu último dia de atividades relacionadas à temática “Humanidades, Memória e Democracia”, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. A roda de conversa “Memórias do ICHS” e a conferência “Memória Cultural: diálogos e questionamentos na arte de Adriana Varejão” integraram a programação, que contou com a presença de ex-professores e de ex-alunos do Instituto.
A atividade “Memórias do ICHS” foi mediada pela professora do Departamento de Letras da UFOP, Cilza Bignotto, com a participação das professoras Thaís Flores Nogueira Diniz e Cláudia Campos, da UFMG, além de Maria Edith Maroca Oliveira, doutoranda em História pela UFOP. As convidadas puderam falar sobre as suas experiências no ICHS e, em seguida, a plateia também foi convidada a contribuir com a conversa.
Thaís falou sobre a sua passagem pelo Instituto como professora de Literatura de Expressão Inglesa e de Língua Inglesa, ressaltando a boa experiência adquirida morando na cidade de Mariana. Em seguida, explicou um pouco sobre o seu trabalho com releituras das peças de teatro de William Shakespeare em forma de pinturas. Já a professora Cláudia leu um texto preparado para essa ocasião, no qual falava sobre a sua experiência como professora de Literatura Brasileira e de Literatura Portuguesa do curso de Letras da UFOP. A docente relembrou professores que marcaram de forma positiva o período em que esteve no ICHS, como o professor José Arnaldo Coelho, que trabalhou no Departamento de História, e a professora Rivânia Trotta, do Departamento de Letras, acrescentando as qualidades e as conquistas do ICHS em termos de expansão acadêmica. “Temos muito o que comemorar neste aniversário de 35 anos”, afirma.
A professora Maria Edith falou de forma descontraída sobre sua época como aluna de graduação do curso de História, destacando a importância das lutas estudantis para melhorias conquistadas pela UFOP. “O que eu achei mais importante para a minha vida no ICHS foi esse sentimento de política”, destaca. Após a palavra das professoras convidadas, outras pessoas que também passaram pelo Instituto foram convidadas para contar sobre as suas experiências. A ex-aluna de graduação do curso de História, Aida Ribeiro Anacleto, e o ex-aluno do curso de Letras, Sérgio Motooka, discorreram sobre o cotidiano da vida estudantil de então. A professora Solange Ribeiro de Oliveira, professora colaboradora da UFMG, também falou de seu trabalho no ICHS, quando lecionou no curso de Letras de 1984 a 1996 e de 1997 a 1998.
A conferência “Memória Cultural: diálogos e questionamentos na arte de Adriana Varejão” foi mediada pela professora do Departamento de Letras da UFOP Maria Clara Versiani Galery, e apresentada por Solange Ribeiro, que abordou sobre seu trabalho em torno das obras da artista plástica brasileira Adriana Varejão. Em suas pesquisas, a docente pretende criar um diálogo entre as áreas de Letras, História e Educação, analisando como as obras de arte podem ser um convite à educação das novas gerações, ao propiciar o contato com períodos históricos não vivenciados por elas.
No final da conferência, o professor e pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Valdei Lopes de Araújo, fez os agradecimentos à palestrante. Antes de encerrar as atividades do evento, a professora do Departamento de Educação da UFOP, Rosana Areal, mencionou a importância da realização do III Encontro Memorial ICHS em “apontar e de apresentar para gerações de hoje e para as gerações futuras esse espaço como um espaço também de lutas e de conquistas”.
A noite de sexta-feira foi finalizada com as apresentações musicais da aluna do curso de Letras, Tamyres Maciel, e do grupo Ioric.