Ir para o conteúdo

Encontro de Saberes 2014 promove palestras sobre obesidade, ética na pesquisa e captação de recursos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tamara Pinho

De 18 a 21 de novembro, o Encontro de Saberes da UFOP oferece à comunidade acadêmica, além das apresentações de trabalhos e minicursos, palestras sobre temas como obesidade, captação de recursos para projetos e comitê de ética em pesquisa da Universidade. A palestra de abertura “Evolução humana: aptidão para as atividades físicas ou para o sedentarismo?” está agendada para 10h do dia 19 de novembro, com a participação  do médico e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues. Segundo o médico, “o aumento da obesidade é decorrente da maior disponibilidade de alimentos de alto teor calórico, especialmente os refrigerantes com açúcar, e não do aumento do sedentarismo”.

Já no dia 20 de novembro, a professora do Departamento de Direito da UFOP Iara Antunes Souza apresentará o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, conhecido pela sigla CEP, a partir das 10h30. O intuito é promover uma aproximação do CEP com os pesquisadores presentes no evento. A professora discutirá também a forma de funcionamento do comitê e as normas observadas para julgamento dos protocolos de pesquisa da UFOP.
 
A palestra "Estratégia de inovação para tempos incertos" também será ministrada no dia 20 de novembro, às 10h30, pelo engenheiro Mecânico Rodrigo Gomes, gerente Corporativo de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Votorantim Metais. O engenheiro irá abordar aspectos da governança da Gestão da Inovação, a importância do intercâmbio de conhecimento entre Indústiria, Academia e Governo para um país competitivo em tempos incertos. No mesmo dia, às 13h30, a coordenadora do Sistema Financiar, Cássia Camargo Sakiyama, ministrará a palestra “Captação de Recursos para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” com o objetivo de expor orientações direcionadas ao aperfeiçoamento da captação de recursos para projetos. 

No encerramento do Encontro, a palestra “Globo Ciência: Um duradouro passeio por diversas áreas do conhecimento” traz o apresentador Alexandre Henderson para finalizar as atividades da edição 2014. Henderson, que é jornalista, ficou à frente do Globo Ciência durante sete anos. Com a a nova programação da Rede Globo e da TV Cultura, em agosto de 2004 passou a apresentar o “Hoje é dia de…”, que integra o “Como será?”, novo programa da grade da emissora carioca, que é exibido sábado pela manhã. Alexandre Henderson irá falar de sua trajetória profissional, dos projetos que desenvolve e dos novos desafios da carreira. A palestra será no dia 21 de novembro, às 14h30.

Todas as palestras e eventos do Encontro de Saberes serão realizadas no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Mais informações em www.encontrodesaberes.ufop.br.