Criado por Administrator em seg, 04/11/2013 - 17:54
Douglas Gomes
Entre os dias 6 e 8 de novembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, recebe a quinta edição do Encontro de Saberes, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto com organização conjunta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O Encontro visa à integração dos pilares do ensino superior (ensino, pesquisa e extensão) e tem o objetivo de fortalecer e aprofundar o diálogo entre a Universidade e a comunidade.
Reconhecido como o mais importante evento realizado pela UFOP, o Encontro de Saberes é oportunidade para que os envolvidos com produções científicas, artísticas e culturais se apresentem em um único espaço, onde poderão expôr seus trabalhos, passar por avaliações e vivenciar a troca experiências. A edição de 2013 conta com novidades em sua programação. Além da palestra de abertura "Lund, um amanhecer da ciência em MG", às 10h, no Teatro Ouro Preto, ministrada por Castor Cartelle, professor e curador da coleção de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais da PUC-MG, haverá, na sexta-feira, 8, palestra de encerramento, às 13h30, no Teatro Ouro Preto, intitulada “Educação integral em comunidades de aprendizagem”, ministrada pelo professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte.
Segundo o Prof. André Talvani, pró-reitor adjunto da Propp, “esses dois eventos fortalecem o contato dos docentes e discentes da UFOP com professores e pesquisadores de outras instituições, estreitando laços e favorecendo o compartilhamento de experiências”. Outra palestra de destaque é "Inovação tecnológica do bem-estar animal em processos biosseguros", ministrada pelas pesquisadoras da Fiocruz/MG, Patrícia Parreiras e Kátia dos Reis, no dia 6, às 13h30, no Auditório São João Del Rei A.
SEXT - O XIV Seminário de Extensão (Sext), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, além de apresentar as atividades extensionistas realizados durante o ano de 2013 junto à comunidade da região onde a Universidade está presente, contará com a visita de estudantes do ensino médio de escolas públicas que participam do Projeto UFOP com a Escola. Esses alunos poderão conhecer as atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica nos três campi.Outro destaque é a inserção de atividades culturais que acontecerão durante toda a programação. Uma dessas atividades será o ensaio aberto da Cia. da Gente com alunos da APAE de Ouro Preto, projeto que realiza atividades culturais a partir das artes cênicas, música e outras linguagens artísticas a fim de ampliar a inclusão social e cultural.
O Seminário de Extensão tem como princípio a geração de conhecimento por meio do encontro entre os saberes de diversas áreas e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade. Conforme aponta o Prof. Rogério Santos, pró-reitor de Extensão, “o diálogo entre Universidade e comunidade se dá pelo reconhecimento entre eles. O saber nos domínios da Universidade se torna algo fluido, a desconstrução dos espaços possibilita repensar e construir elos cada vez mais fortes”, afirma.
MOSTRA PRÓ-ATIVA - A VI Mostra Pró-Ativa, criada em 1999, faz parte do Encontro desde 2009, e é realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Serão apresentados trabalhos realizados pelos alunos da UFOP e orientados por professores de diversos cursos. Segundo as responsáveis pela organização da Mostra, Juliana Santos e Raquel Leite, do NAP, essa é uma oportunidade “de mostrar para a comunidade externa o que a Universidade faz, além de promover a integração e a socialização dos projetos desenvolvidos”. Diferente das edições anteriores, este ano não haverá apresentação de pôsteres e todos os projetos da Mostra serão demonstrados, exclusivamente, na forma oral. Os projetos serão organizados em seis linhas temáticas: desenvolvimento de metodologias e apoio à aprendizagem, desenvolvimento de tecnologias de apoio à aprendizagem, organização e catalogação de acervos didáticos, propostas para redução da evasão e retenção, propostas associadas aos projetos pedagógicos dos cursos e acessibilidade e inclusão.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA - O Seic tem por objetivo promover o intercâmbio entre os estudantes que participam de Programas de Iniciação Científica em Instituições de Ensino e Pesquisa, públicas ou privadas, em todas as áreas de conhecimento. Nesta edição, existe a proposta de redução das apresentações orais para os bolsistas do CNPq, afirma o Prof. André Talvani. Haverá, em média, 16 alunos na apresentação oral por área do conhecimento e os demais apresentarão seus trabalhos em forma de pôster. “Esse formato dá oportunidade para que os convidados externos, pesquisadores de produtividade do CNPq, conheçam outros trabalhos da Instituição que estarão expostos na área do pôster, além de facilitar a interação com o corpo discente da UFOP”, pontua o professor André.
PRÊMIOS - Além das tradicionais premiações, foi aberto um edital interno para a UFOP, o Prêmio Fundação Gorceix, com a Medalha “Henri Gorceix” para os melhores projetos nas áreas de “Inovação Tecnológica”, “Inovação Social” e “Sustentabilidade”. Contemplando a área de inovação e empreendedorismo, serão desenvolvidas atividades paralelas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Nite). Segundo o pró-reitor André Talvani, “as ações serão uma surpresa durante a programação e visam estimular os discentes para o tema, além de incentivar o corpo acadêmico para a necessidade de inovar e empreender o fruto das atividades desenvolvidas na UFOP”. O Encontro contará, ainda, com dois grupos de discussão, abertos ao público, no dia 7, às 18h15, sobre “Apresentações acadêmicas: como apresentá-las? O que devo ou não fazer?” e “Educação do consumidor”.
MINICURSOS E OUTRAS ATIVIDADES - Os 20 minicursos oferecidos no Encontro de Saberes ainda possuem vagas disponíveis (as inscrições poderão ser feitas na secretaria do evento, a partir do dia 6, no Centro de Convenções). A programação conta também com bancas com exposições de projetos da UFOP desenvolvidos pelos Programas de Educação Tutorial (PET), Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint). Um desses projetos é o "Descarte de Medicamentos" da Farmácia Escola, que possibilitará aos participantes fazer o descarte seguro de medicamentos com prazo de validade vencido ou em desuso.
Confira a programação completa em www.encontrodesaberes.ufop.br/es2013/programacao.
SERVIÇO: V Encontro dos Saberes | 6 a 8 de novembro de 2013
Centro de Artes e Convenções da UFOP - Parque Metalúrgico
Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Pilar, Ouro Preto/MG
(31) 3559-1368 - encontrodesaberes@ufop.br



Ouvidoria




