Criado por Administrator em qua, 18/11/2015 - 15:28
Carol Antunes
Após a Abertura Oficial do Encontro de Saberes 2015, o Teatro Ouro Preto deu lugar à mesa-redonda: “A Internacionalização Universitária: desafios e oportunidades”. Como tema do evento, a mesa trouxe informações sobre as possibilidades e mobilidade nos EUA, Alemanha e França. Carlos Magno Paiva, coordenador da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFOP, mediou a mesa que trouxe como convidados Manoel Bernardes, Cônsul Honorário da França em Belo Horizonte; Fernando Colon-Navarro, professor de Direito e diretor para Desenvolvimento Imigratório da Texas Southern University – EUA, e Norbert Ankenbauer, professor e leitor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
Magno contou que a ideia do Seminário de Internacionalização do Ensino Superior é um instrumento para compartilhar as experiências dos estudantes que puderam fazer intercâmbio. No evento deste ano, os saberes serão trocados entre quem foi para fora e tem muito para acrescentar aqui dentro do país. “Este ano, 436 alunos voltaram de algum tipo de mobilidade acadêmica e, desse número, em torno de 280 vão apresentar suas vivências hoje no Encontro”, comenta.

O mediador da mesa, coordenador da Caint Carlos Magno Paiva (2º da esqu. para dir.), com professores estrangeiros e o cônsul francês em Minas (3º) - Foto: Íris Jesus
O professor Colon-Navarro deu ênfase nos estudantes que pensam em fazer um intercâmbio, que eles pensem em todo o ambiente. “Tem que se pensar nas características do lugar, cultura. Pensar se é uma linguagem que quero aprender”, frisa. Nobert apresentou os trâmites para ingressar em universidades na Alemanha. Ele cita que no país europeu há muito ensino e pesquisa, teoria e prática, tradição e modernidade e ambiente universitário; duas vertentes de temas importantes para um bom intercâmbio de aprendizado. Já Bernardes começou frisando como os laços do Brasil e da França são bem fortes e devem crescer ainda mais. Como Ankenbauer, ele apresentou os passos para fazer parte do ensino francês e destaca que a França hoje é um país multicultural.
Com trocas de saberes sobre os diferentes intercâmbios, em distintos países, o público presente pôde conhecer melhor cada lugar e saber as possibilidades para uma mobilidade acadêmica.
O Encontro de Saberes 2015 vai até sexta (20). Confira a programação em http://www.encontrodesaberes.com.br/programacao.php.