A cerimônia de abertura da 11ª edição do Encontro de Saberes contou com a presença de vários membros da comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação. Na mesa, estavam o vice-reitor da UFOP, Hermínio Nalini; a presidente da Comissão Organizadora do Encontro de Saberes e pró-reitora adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Renata Guerra de Sá Cota; o pró-reitor de Extensão, Marcos Knupp; a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, Juliana Santos da Conceição; e a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFOP, Jaqueline Schultz.
O vice-reitor, Hermínio Nalini, destacou o compromisso que a UFOP tem em mostrar para toda a comunidade o real papel da Universidade. Segundo ele "cada edição do Encontro de Saberes é um momento que toda a comunidade acadêmica tem para refletir se estamos cumprindo de fato nosso papel, e todos esses resultados de pesquisa nos indicam que estamos no caminho certo".
A pré-reitora adjunta Renata Guerra de Sá, memorou que, de todas as edições do evento, esta é a primeira que acontece no campus da UFOP. Além disso, ressaltou o avanço da Universidade em relação às ofertas de bolsas para a produção científica. Segundo ela "quando estudei aqui na Universidade, em 1991, não havia programas de iniciação científica como os que existem hoje. Então é uma satisfação muito grande observar que, no ano em que a UFOP completa 50 anos, podemos perceber o crescimento significativo desse tipo de conhecimento".
Na cerimônia também foram apresentadas algumas das atividades previstas na programação do Encontro de Saberes, como as rodas de conversa com alunos participantes de mobilidade acadêmica internacional, as apresentações de pôsteres do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a exposição das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) e as atividades culturais dos projetos de extensão da Universidade.
ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA - No primeiro dia do Encontro de Saberes, foram realizados minicursos e apresentações de projetos de pós-graduação e de iniciação cientifica, dentre outras atividades. Os estudantes apresentaram trabalhos por meio de pôsteres, no ginásio da Escola de Educação Física. As pesquisas foram divididas por áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; e Engenharias.
Os professores Fernando Henrique Silveira e Rudolf Huebner, ambos da UFMG, avaliadores dos projetos de Engenharia — área que levou um grande número de estudantes —, ficaram satisfeitos com a diversidade de trabalhos e de áreas. "É importante para a pesquisa, para podermos aplicar esse conhecimento de alguma forma", ressaltou Rudolf.
O Encontro de Saberes continua até 7 de novembro e é aberto a todos os públicos. Confira a programação.