Ir para o conteúdo

Apresentação de trabalhos movimenta o Encontro de Saberes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
Com: 
Júlia Lopes e Júlia Militão - estagiárias

A organização do evento foi planejada de maneira diferente na edição deste ano. As atividades de iniciação científica e pós-graduação ficaram concentradas no segundo dia, reunindo trabalhos nas áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida e Engenharias. 

Entre as diversas pesquisas, foram apresentados estudos voltados à representação de gênero nas revistas femininas, às representações da infância na mídia, ao impacto da globalização sobre o crescimento econômico, aos negócios sociais e empreendedorismos sociais no terceiro setor, à análise comparativa dos mercados editoriais brasileiros e ao mapeamento do perfil profissional das vítimas do rompimento da Barragem de Fundão. 

No último dia, foram promovidas as atividades de extensão e ensino, com a exposição de trabalhos de todas as áreas, como os projetos "Educação ambiental em saneamento nas áreas de interesse social em Ouro Preto", do Departamento de Engenharia Urbana; "10 anos de atividade artística e cultural do coral da UFOP", do Departamento de Música; "Conscientização socioambiental por meio da gestão de resíduos", do ICEA; "Uso eficiente de água e energia na Escola de Minas da UFOP", do Departamento de Engenharia de Produção; "Telecentro Comunitário", da Computação, "Um dedo de prosa com as gestantes do SUS", da Escola de Nutrição, entre muitos outros. 

O professor de Economia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Chrystian Soares Mendes esteve na comissão avaliadora do evento e afirmou que "o evento é muito importante para a comunidade acadêmica, dado que conseguimos unificar, em um evento, vários trabalhos e pesquisas que a Universidade vem desenvolvendo. Estão sendo apresentados vários trabalhos relevantes, tanto em termos de pesquisa quanto em relação à questão das atividades extensionistas, tentando trazer a comunidade para próximo da Universidade, que é um dos pilares fundamentais". 

Aluna do curso de Ciências Sociais, Cynthia Amarachuwku, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), esteve pela primeira vez no evento. Ela comenta que "é importante participar, não só para expor o projeto, mas principalmente para praticar a oralidade. (...) É também uma oportunidade de expandir conhecimentos e se informar sobre outras áreas".

Gabriel Conbê, estudante de Jornalismo na UFOP e participante do Encontro de Saberes pela terceira vez, acredita que "os participantes precisam divulgar as variadas vertentes dos cursos e entender que todos eles se integram e se completam". 

O evento vem contribuindo para a formação de profissionais, e o mais importante, é aberto à comunidade. Assim, promove a integração e a troca de experiências.

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais