Ir para o conteúdo

Cerimônia de abertura do 14º Encontro de Saberes apresenta palestra sobre democracia no século XXI

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Reprodução / YouTube
O 14º Encontro de Saberes foi aberto com a palestra "A Democracia do Século XXI", mediada pela reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cláudia Marliére, e ministrada pelo professor Renato Janine Ribeiro, docente do curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, cientista político, escritor, colunista e ex-ministro da Educação.
 
Antes da conferência, a reitora ressaltou a importância de eventos como o Encontro de Saberes, reafirmando as dificuldades enfrentadas no atual momento das universidades públicas e a relevância da educação e das instituições de ensino para a sociedade. Para ela, o "abraço" da sociedade é de suma importância para a manutenção das instituições, fortalecendo os laços e aproximando cada vez mais uma da outra. 
 
"Precisamos mostrar à sociedade que a educação deve ser uma reivindicação dela. A educação é libertadora e entrega para a sociedade uma qualidade de vida, uma vida com mais qualidade. E é nesse sentido que esse entendimento comum entre nós educadores e nós instituições de ensino precisamos ter junto com a sociedade", assinalou Cláudia.
 
Partindo dos primórdios do conceito e da estruturação democrática, desde a Grécia antiga, Renato Janine falou em sua palestra sobre como as transições temporais e a evolução da compreensão humana de sociedade afetam o conceito originário de democracia e distorcem as práticas dessa estrutura, promovendo cada vez mais a participação das massas e modificando a concentração de poder.
 
O professor também analisou as questões relacionadas à pobreza e miséria, partindo da Constituição e da realidade que se apresenta na atual configuração de sociedade. Para ele, as ideias de erradicar a pobreza, desenvolver a educação e proporcionar maior qualidade de vida devem ser uma bússola do Estado, independentemente das convicções políticas de cada governo.
 
"Nós temos um desenvolvimento de país muito significativo, e esse é um ponto praticamente decisivo no nosso futuro. Esse é o ponto principal, eu diria, do que nós temos a resolver do legado muito negativo de séculos e séculos do projeto brasileiro de desigualdade social, porque o Brasil não é um fracasso na inclusão social, o Brasil é um sucesso na exclusão social", destacou. 
 
A necessidade de mais debates acerca da democracia, em especial à luz dos recentes ataques às estruturas de ensino e à democracia como um todo, foi destacada pela reitora no encerramento da abertura do Encontro de Saberes. 
 
A palestra está disponível no YouTube.
 
ENCONTRO DE SABERES - A 14ª edição do Encontro de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) continua até sexta (16). O evento, que reúne mostras das atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização, acontece prioritariamente on-line. Ao longo de cinco dias, serão divulgadas as mais variadas ações da Universidade, particularmente as que trazem impactos positivos na formação de profissionais e cidadãos.
 
O tema desta edição é "Ciência, Tecnologia e Humanização: desafios e propostas para o século XXI". A ideia é discutir as possíveis relações entres esses três termos, considerando-se a complementaridade que existe entre eles, suas singularidades e complexidades. Desta forma, o Encontro cria, para as comunidades acadêmica e externa, a oportunidade de se aprofundarem no debate sobre uma das questões mais relevantes do nosso tempo: a manutenção da qualidade de vida no planeta.
 
 
 

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais