Ir para o conteúdo

Conferência discute os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Dentre as atividades da 12ª edição do Encontro de Saberes, foi realizada, na quarta (2), a conferência "Cooperação entre universidade e sociedade para o desenvolvimento sustentável", trazendo discussões acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, plano global proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa alcançar, até 2030, metas de desenvolvimento sustentável nos âmbitos econômico, social e ambiental.
 
O evento contou com a participação da professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Dearq) da UFOP Sandra Maria Antunes Nogueira, do diretor do Centro de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina e Caribe (CODS), o colombiano Felipe Castro, e da juíza da Vara do Trabalho de Ouro Preto, Graça Maria Borges Freitas. 
 
Para o colombiano, as universidades têm um papel importante nesse processo, pois apresentam possíveis soluções a partir da geração de conhecimento. "Alcançar um desenvolvimento sustentável, respeitar os limites da natureza e ao mesmo tempo buscar o bem-estar social são oportunidades do conhecimento que se gera nas universidades e contribuem com essa agenda", frisou Felipe. 
 
A professora Sandra destacou a atuação da UFOP junto aos comitês, conselhos e grupos de apoio técnico formados principalmente nas administrações municipais para discussão de políticas públicas nos municípios e nas microrregiões onde a Universidade se encontra. 
 
Para ela, essa é uma das maiores contribuições que a Universidade pode dar na implementação da Agenda 2030. "A UFOP tem uma representação extremamente ampla. Participa de comitês de bacia hidrográfica, conselhos consultivos de parques nacionais, conselhos curadores e grupos de trabalho com expertises para o desenvolvimento sustentável, que junto às organizações políticas atuam nos municípios", assinalou. 
 
A juíza do Trabalho debateu as parcerias das universidades no desenvolvimento de ações com recursos provenientes da aplicação de multas por causa dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. Ela ressaltou o trabalho do comitê do qual participam representantes de quatro universidades, incluindo a UFOP, do Movimento Atingidos por Barragens (MAB) e do sindicato de trabalhadores da Samarco, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para implantação de projetos. 
 
A criação do comitê permitiu a interação das quatro universidades, que já atuavam em pesquisas e investigação conjunta. "Já foi publicado edital com 47 projetos a serem desenvolvidos com o uso desse recurso. No total, são R$ 4 milhões voltados a projetos de pesquisa, ensino e extensão vinculados à Agenda 2030. O recurso também é destinado ao combate e prevenção da Covid", explica Graça. 
 
Para assistir à conferência completa, acesse o evento gravado no Youtube

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais