Ir para o conteúdo

Encontro de Saberes encerra com premiação, apresentações artísticas e atividades recreativas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Lívia Ferreira
Bolsistas do CNPq e trabalhos de Iniciação Científica receberam prêmios dentro das categorias menção honrosa e destaque, observando sua área específica. Essas áreas compreendem: Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Engenharias. O Encontro de Saberes foi encerrado na última quinta-feira (7), com a cerimônia de premiação.
 
O trabalho desenvolvido pelas estudantes de jornalismo Yasmin Winter e Yasmine Feital recebeu o prêmio na categoria destaque de ciências sociais e aplicadas. A pesquisa, feita com a orientação da professora Karina Barbosa, fala de gênero, infância, audiovisual e representação de meninas heroinas.
 
Yasmin destaca que o Encontro dos Saberes é uma oportunidade de expor e conhecer o que está sendo feito na UFOP, além de encontrar pessoas que seguem uma linha se pesquisa parecida e acabam contribuindo no aprendizado de outros. “Receber esse prêmio e ter esse reconhecimento é confirmar a importância das pesquisas de iniciação científica, da universidade pública, da participação de estudantes na academia e de pensar e discutir sobre assuntos abordados. É prova de que as coisas que fazemos aqui, nossa resistência e contribuições são necessárias”, conclui a aluna.
 
Na área de Ciências Exatas e da Terra, o trabalho desenvolvido pela aluna da Farmácia Maria Luiza Azevedo foi premiado na categoria destaque CNPq. Sua pesquisa, orientada pela professora Viviane Martins dos Santos, é voltada para a área de liberação controlada de fármacos e utilizou o benznidazol, único medicamento disponível no Brasil para Doença de Chagas. A pesquisa busca, através da incorporação deste medicamento em uma matriz polimérica, diminuir os efeitos adversos causados nos pacientes durante o tratamento.
 
Maria Luiza destaca a motivação que vem depois da premiação. “Ser premiada no evento é muito gratificante, mostra que a pesquisa que fazemos é séria e de relevância para a sociedade. Nosso grupo de pesquisa está ainda mais empenhado na busca de uma inovação terapêutica para a Doença de Chagas”.
 
Lorena Rezende, graduanda em Engenharia de Produção, recebeu dois prêmios na Categoria destaque de Engenharia: melhor apresentação oral e melhor projeto Iniciação Científica. O seu trabalho, orientado pelos professores Helton Gomes e Aloísio de Castro Júnior, teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema computacional baseado na metaheurística VSN, para a resolução do Problema Integrado de Dimensionamento e Sequenciamento de Lotes em uma indústria siderúrgica, mais especificamente no setor de lingotamento contínuo. “É de grande importância que esses conhecimentos e resultados possam ser apresentados a todos, promovendo essa integração entre áreas e linhas de pesquisa”, acrescenta Lorena.
 
Saiba quem foram os premiados.
 

09346_foto30_8889527095457156144.jpg

Lívia Ferreira
Apresentação Musical: Bença Valentim
CULTURA - Atividades recreativas e apresentações culturais também fecharam esta edição do Encontro de Saberes. O palco para estes eventos foi a Concha Acústica da Universidade, localizada no Morro do Cruzeiro em Ouro Preto.
 
“O Robozo como alívio, relaxamento e acolhimento para gestantes e pessoas com deficiência” foi uma atividade recreativa que aconteceu no fim da tarde de quinta-feira (7). Em seguida uma apresentação de dança pelo grupo “Rosários - danças populares brasileiras” e finalizando aconteceu a “Apresentação Musical: Bença Valentim”.
 
ENCONTRO DE SABERES - O evento anual, que chegou à sua 11ª edição em 2019, tem o objetivo de divulgar variadas ações da Universidade em ciência, tecnologia, arte, extensão, inovação e internacionalização. Apresentações de trabalhos, minicursos e apresentações culturais fizeram parte da programação deste ano.
 
 
 

09341_foto34_5677982012092674600.jpg

Lívia Ferreira
Apresentação grupo Rosários - danças populares brasileiras

09353_foto56_6351835949562814044.jpg

Lívia Ferreira
Bença Valentim

09327_foto10_2832992642165746729.jpg

Lívia Ferreira
Atividade Recreativa Robozo como alívio para gestantes e deficientes

 

09328_foto3_7281316598322159350.jpg

Lívia Ferreira
Apresentação Grupo Rosários

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais