skip to content

Encontro de Saberes exibe documentário

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
"Menino 23: infâncias perdidas no Brasil" (2016) é um documentário brasileiro de Belisário Franca. A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o "menino 23") e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o "Dois"), revelam suas histórias pela primeira vez.
 
O documentário será exibido no dia 7 de novembro, às 9h, no auditório do Bloco de Salas de Aula. A atividade cultural está sendo organizada pelo Projeto de Extensão Polos de Cinema, do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação a Distância (Cead). 
 
ARIADNES - Antes do documentário, haverá exibição de minidocs produzidos pelo Ariadnes, projeto de extensão da UFOP que consiste na escuta empática e sensível de testemunhos de violência de gênero sofridos no ambiente universitário e na produção de relatos escritos e audiovisuais a partir dessas declarações.
 
ENCONTRO DE SABERES - O Encontro de Saberes, que comemora 11 anos em 2019, tem o objetivo de divulgar variadas ações da Universidade em ciência, tecnologia, arte, extensão, inovação, internacionalização. O evento acontece até esta quinta (7). Confira a programação completa.

Veja também

8 Novembro 2019

Bolsistas do CNPq e trabalhos de Iniciação Científica receberam prêmios dentro das categorias menção honrosa e destaque, observando sua área...

Leia mais

7 Novembro 2019

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) promoveu o 5º Seminário de Internacionalização como uma das atividades do Encontro de Saberes...

Leia mais

6 Novembro 2019

A cerimônia de abertura da 11ª edição do Encontro de Saberes contou com a presença de vários membros da comunidade...

Leia mais

1 Novembro 2019

O Encontro de Saberes, que comemora 11 anos em 2019, tem o objetivo de divulgar variadas ações da Universidade em...

Leia mais