Ir para o conteúdo

Roda de conversa no Encontro de Saberes aborda “Políticas de Maternidades nas universidades”

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A discussão abordou reflexões, projetos e desafios relacionados às mães e estudantes grávidas nas universidades e contou com a participação de professoras da UFOP e palestrantes convidadas. A conferência faz parte da IV Mostra do Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) no Encontro de Saberes deste ano.
 
A conversa teve como mediadora a professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP Patrícia de Abreu Moreira. Na mesa, estiveram a professora do Departamento de Ciências Administrativas (Decad) da UFOP Daniela Leandro Rezende; a professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Leticia de Oliveira, a doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luana Fontel, e a discente do curso de Geografia, também da UFRJ, Mithaly Corrêa.
 
A docente Patrícia de Abreu lembrou que há tempos cientistas viraram mães, mas suas necessidades não eram ouvidas. "Dados mostram claramente que, após o nascimento de uma criança, a taxa de publicação da mulher cientista cai por quatro anos, por isso precisamos debater sobre as políticas de maternidade na academia", disse. Segundo ela, esse fato registra um impacto negativo na carreira das mulheres.
 
Para Daniela Rezende, que também é especialista em ciências políticas, falar sobre esse tema é importante, não só para as mães universitárias mas também para a sociedade e a democracia brasileira. Ela afirmou que "as políticas públicas foram criadas para tentar enfrentar as desigualdades, e já temos alguns avanços, como a possibilidade de as universitárias terem a licença maternidade".
 
Já a professora Leticia de Oliveira destacou a importância do movimento voluntário Parent in Science: "o objetivo é trazer dados quantitativos do impacto da parentalidade na carreira acadêmica". Ela contou que os resultados obtidos irão fornecer subsídios para agências de fomento e citou exemplos de academias que já incluíram políticas nos editais.
 
A doutoranda Luanda Fontel expôs alguns pontos resultantes da sua dissertação e contou como essas questões são trabalhadas no projeto de extensão da UFRJ "Mães na universidade: acesso, permanência e progressão", que orienta mães e as ajuda a permanecer na academia.
 
Por fim, Mithaly, que é discente e mãe, relatou vivências e desafios enfrentados. A estudante deixou claro que as mães universitárias representam um grupo em vulnerabilidade permanente. Ela afirma que "as universidades precisam entender que as mães necessitam de políticas públicas".
 
A roda de conversa foi o último evento do Pidic no Encontro de Saberes e encerrou uma série de iniciativas apresentadas por integrantes do projeto "Andorinhas" da UFOP. Confira outros temas abordados na programação. As palestras que tiveram transmissão pelo YouTube continuam no ar e podem ser assistidas na íntegra.
 
PROJETOS DA UFOP – A UFOP conta com projetos que buscam apoiar mães pertencentes à comunidade acadêmica. O Andorinhas é uma rede de mulheres que têm como objetivo diminuir as assimetrias de gênero e parentalidade na vida universitária das discentes, técnicas administrativas e docentes.
 
Já o grupo Maternidade e Universidade (Manu), que integra Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência (Pidic), parte do reconhecimento de que ser mãe no contexto acadêmico impõe às universitárias uma condição de vida que merece acolhimento e apoio para que possam manter-se na academia e concluir o curso.
 
Além desses e outros projetos, a Universidade utiliza como base para sua política pública de maternidade a Lei nº 6.202/1975, que assegura os direitos da estudante grávida, em duas resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe): a nº 3.070, que regulamenta a concessão de regime de exercícios, e a nº 7.827, que regulamenta as licenças maternidade e paternidade do estudante dos cursos de graduação.
 
MOSTRA PIDIC - Organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), a mostra foi realizada durante o Encontro de Saberes da UFOP e apresentou à comunidade acadêmica e externa os projetos desenvolvidos e seus principais resultados. A ideia é dar visibilidade às ações desenvolvidas por professores, técnicos administrativos e estudantes participantes.
 
O ENCONTRO DE SABERES - O evento realizado anualmente pela UFOP apresenta as ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade em seus três campi: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A exposição de atividades durante o Encontro inclui ações que envolvem ciência, inovações tecnológicas, criação artística e literária, atividades de extensão, inovações pedagógicas, assuntos comunitários e estudantis, e internacionalização. Para mais informações, acesse.

 

Veja também

27 Novembro 2023

Esta edição do Encontro de Saberes marcou a volta do evento ao formato presencial, com atividades durante cinco dias no...

Leia mais

24 Novembro 2023

A palestra "Políticas Públicas Educacionais: o papel dos programas de formação inicial e continuada de professores" foi realizada no penúltimo...

Leia mais

24 Novembro 2023

Na última quinta (23), em apresentação no Encontro de Saberes, o Seminário de Internacionalização (Seinter) evidenciou o papel do Centro...

Leia mais

23 Novembro 2023

Para compor a programação da Mostra de Pós-Graduação do Encontro de Saberes, o professor visitante do Programa de Pós-Graduação em...

Leia mais