skip to content

Segundo dia do Encontro de Saberes traz iniciação científica e minicursos

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tuila Dias
O evento trouxe para o Centro de Artes e Convenções o Seminário de Iniciação Científica (SEIC), mostras da Pós-Graduação, minicursos, palestras temáticas e rodas de conversa.

Durante toda a quarta (7), estiveram disponíveis nos estandes apresentações de projetos de pesquisa de áreas como Ciências da Vida (CV), Ciências Exatas e da Terra (CET), Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA), Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Engenharias (ENG).

06761_encontro_2_8910263907392815780.jpg

Tuila Dias
Internacionalização foi tema de roda de conversa
Para o mestrando em Comunicação pela UFOP e orientador integrante do Núcleo de Convergência e Jornalismo (ConJor), João Alves, o evento aproxima os pilares que fundamentam a educação: alunos, docentes e sociedade. "As pesquisas que estão ali são reflexo de questões que a própria comunidade demanda e que, quando percebidas pelos projetos, são trazidas para dentro das universidades para que todos os presentes pensem e desenvolvam soluções", ressaltou.

"A importância deste tipo de evento é trazer o conhecimento acadêmico para o alcance da população", afirmou a mestre em Filosofia pela UFOP, Larissa Lino. "É mostrar que existem outras formas de conhecimento que não seja por meio de jornal, televisão ou rádio, e que existe conhecimento produzido aqui na Universidade". Para ela, é primordial que a comunidade tenha contato com pesquisas que são voltadas para o país, para o estado e, principalmente, para a cidade. 

Graduada em Administração, Lilian Cristina comentou os impactos que a iniciação científica da qual fez parte teve sobre a comunidade e como o contato direto com a população possibilitou a ela uma troca de aprendizados: "[...] Poder levar até a comunidade oportunidades que talvez eles não tivessem no espaço em que estavam. Isso por meio das ferramentas que a ciência tem. É uma experiência positiva, não só pra nós, alunos, como também para os demais envolvidos".

Segundo a organização, estima-se que cerca de 1.500 pessoas estiveram presentes no evento ao longo do dia.

No encerramento da programação desta quarta, houve apresentação cênica no Teatro Ouro Preto e contação de história no Espaço Sabará.

 

Veja também

8 Novembro 2019

Bolsistas do CNPq e trabalhos de Iniciação Científica receberam prêmios dentro das categorias menção honrosa e destaque, observando sua área...

Leia mais

7 Novembro 2019

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (Caint) promoveu o 5º Seminário de Internacionalização como uma das atividades do Encontro de Saberes...

Leia mais

6 Novembro 2019

A cerimônia de abertura da 11ª edição do Encontro de Saberes contou com a presença de vários membros da comunidade...

Leia mais

6 Novembro 2019

"Menino 23: infâncias perdidas no Brasil" (2016) é um documentário brasileiro de Belisário Franca. A partir da descoberta de tijolos...

Leia mais