skip to content

Solenidade abre a 13º edição do Encontro de Saberes da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A cerimônia de abertura do 13º Encontro de Saberes da UFOP aconteceu na manhã desta segunda (29), às 9h, em transmissão pelo YouTube. Participaram da live a reitora da UFOP Cláudia Marliére, o vice-reitor Hermínio Nalini e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Cazati. A solenidade foi conduzida pela servidora Júnia Pena.
 
O pró-reitor adjunto destacou a "Agenda 2030", que é o tema do evento, abordado nas palestras, rodas de conversa e outras atividades que serão realizadas ao longo da semana, em onze eventos que trazem ao público as ações de ensino, pesquisa e extensão da UFOP. A programação ainda inclui 17 minicursos e a apresentação de 1.200 trabalhos desenvolvidos na Universidade, tudo realizado de maneira virtual durante os próximos cinco dias. 
 
Já o vice-reitor Hermínio Nalini falou da importância do evento para a sociedade e a para a comunidade acadêmica, destacando o crescimento do sentimento de pertencimento da comunidade em relação à UFOP, o fomento ao debate cientifico e o amadurecimento dos graduandos e pós-graduandos da Universidade. Ele lembrou que "eventos dessa natureza fortalecem o nosso compromisso enquanto instituição, de transmitir a importância da educação, da pesquisa, da extensão, da cultura e da internacionalização como motores de transformação e desenvolvimento social".
 
A defesa da universidade pública e a integração da sociedade à universidade foi o tema central da fala da reitora Cláudia Marliére, em resposta aos ataques que as instituições de ensino vêm sofrendo, como associações a fake news e corte de verbas, destacando que o investimento em educação durante as crises traz retorno tanto social quanto econômico. "Outros países, principalmente os países desenvolvidos, em vez de cortarem recursos, investem mais nas universidades", afirmou Cláudia.
 
A reitora destacou também a importância da autonomia das universidades frente aos debates sobre investimento privado que vêm ocorrendo por parte dos governantes. Uma das consequências desse tipo de ação, segundo Cláudia, é o preterimento de algumas áreas em favor de outras, o que não é justo para a produção de conhecimento. "Eu acredito que a UFOP, apesar de todas as dificuldades apresentadas, vem assumindo um papel importante em defesa da universidade pública e da ciência", finalizou a reitora, desejando que a educação possa ser fortalecida e que o 13º Encontro de Saberes possa ser um período de intensa troca de conhecimento. 
 
ENCONTRO DE SABARES - O evento acontece até a próxima sexta (3), com mostras das áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Para se inscrever nos eventos e obter o certificado, acesse a plataforma UFOP Aberta.
 
Para saber mais, acesse a página do 13º Encontro de Saberes.

Veja também

6 Dezembro 2021

Nesta 13ª edição do Encontro de Saberes, encerrada na sexta (3), foram apresentados mais de 1.200 trabalhos. Foram cerca de...

Leia mais

3 Dezembro 2021

A conferência "O papel e as ações da UFOP para o enfrentamento da Covid-19 junto à sociedade", realizada na última...

Leia mais

3 Dezembro 2021

A discussão abordou reflexões, projetos e desafios relacionados às mães e estudantes grávidas nas universidades e contou com a participação...

Leia mais

2 Dezembro 2021

Com o tema "Trajetórias de Mulheres na UFOP", a conversa contou com os relatos da reitora da UFOP, Cláudia Marliére,...

Leia mais