Ir para o conteúdo

Cursinho Popular Educa PET gera oportunidade de acesso à Universidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

A educação é uma importante ferramenta na luta contra a desigualdade social e o acesso a ela é um direito de todos. Porém, ainda existem dificuldades para a garantia desse direito, especialmente para grupos fragilizados socialmente.

A UFOP, por meio de alguns projetos, como o Educa PET, tenta tornar o Ensino Superior uma meta acessível a todos. O projeto de extensão é um cursinho popular, criado em 2016, que tem como responsável a professora Simone Aparecida Rezende.

"Nosso projeto pedagógico visa a preparação dos alunos para exames e vestibulares, principalmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), buscando um melhor desempenho dos candidatos nas provas e o aumento da representatividade de discentes naturais das cidades de Ouro Preto e Mariana nos cursos de graduação da UFOP", explica Luan Soares, membro do Pet Ambiental.

O curso pré-vestibular é gratuito e as aulas são ministradas por alunos da UFOP, em sua maioria, membros do PET Conexão dos Saberes, PET de Engenharia Ambiental, PET de Engenharia Civil, PET de Engenharia Geológica, PET Farmácia, PET Física, PET Nutrição, PET Pedagogia e PET Matemática.

Essa interação entre alunos e graduandos proporciona a transmissão da experiência acadêmica, o que pode ajudar na escolha do curso e na aproximação do futuro aluno com a universidade.

O Cursinho Popular Educa PET abre inscrições no início e meio do ano. Os candidatos devem atender a critérios específicos como: renda familiar; matrícula e rendimento escolar; e disponibilidade de horários.

Acompanhe a página e site do projeto, onde os editais são divulgados.

 

img_08151.jpg

Helen Aquino
Italo Mol, ex aluno do Educa PET e atual petiano

EXEMPLO DE SUCESSO - Ítalo Mol foi aluno no Educa PET em 2017 e considera importante a ajuda que teve com o cursinho, o que o levou, no mesmo ano, a ingressar no curso de Engenharia Ambiental da UFOP. "Me encantou, acima de tudo, o caráter social e humano do projeto, que busca levar um apoio estudantil a quem não tem nada nesse sentido. Acredito que para muitos que dividiram a sala do cursinho comigo, assim como eu, as respectivas circunstâncias de vida não eram nem um pouco favoráveis para a busca de cursinhos pagos. Com isso, quero exaltar a importante potência social do projeto", ressalta Ítalo, que recentemente foi um dos selecionados para o PET Ambiental: "Vi e me empolguei muito com a boa vontade dos alunos de graduação que se dispuseram a ensinar os conteúdos para os vestibulandos, e hoje, como um 'petiano', sinto vontade de fazer o mesmo".

UFOP E ENEM - A Universidade Federal de Ouro Preto foi uma das primeiras instituições do país e a primeira federal a aderir ao Enem em seus processos seletivos, em 1999. Já a adesão da UFOP ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ocorreu no 1° semestre de 2011, menos para os cursos de graduação oferecidos a distância, que permaneceram tendo processos seletivos específicos via UFOP, utilizando o Enem para classificação dos candidatos. No 1° semestre de 2011, foram oferecidos 30 cursos no SiSU, com um total de 1.218 vagas. Atualmente, o SiSU é o principal meio de acesso à universidade pública no país. Neste ano a UFOP adotou o Sistema de Seleção Unificado como única forma de ingresso na Universidade.
 
 
 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais