A Universidade Federal de Ouro Preto foi avaliada com nota 4 pelo Inep, ficando classificada em 22º posição entre as 231 instituições de ensino superior do país, segundo o Índice Geral de Cursos de Graduação. Quando a avaliação envolve os cursos de pós-graduação, realizadapor meio do IGC Contínuo, a Instituição fica também boa posição, ocupando o 34º.
O IGC contínuo avalia o desempenho da universidade levando em conta a graduação e a pós-graduação, ou seja, para compor esta nota, o Inep considera o resultado do Enade, o conceito da Capes e a distribuição dos alunos da universidade na graduação e na pós. Já o IGC de Graduação avalia especificamente o desempenho dos alunos de graduação e a infraestrutura dos cursos.
DESTAQUES -Esse ano, em particular, alguns cursos da UFOP obtiveram nota 5 na avaliação, como foi o caso do Bacharelado e da Licenciatura em Letras, e do Bacharelado de Educação Física. De acordo com avaliação do reitor Marcone Jamílson, "a posição da UFOP mostra a determinação de seus professores, técnicos e estudantes em manter um vigor acadêmico, mesmo em contexto de grandes desafios fiscais e políticos enfrentados pelo país em 2015".
Para o pró-reitor adjunto de graduação, Luciano Campos, é importante que os alunos tomem conhecimento dessas notas, "uma vez que elas refletem o crescimento da universidade", criando uma cultura nessa direção.