O seminário pretende divulgar e debater a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, discutindo as ações institucionais que visam assegurar o direito à educação superior e os desafios sobre a profissão do intérprete de libras. O evento, promovido pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UFOP, é realizado em conjunto com o IV Seminário Internacional Diferenças e Educação (IV Side) e o IX Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (IX OIIIPE), entre 1º e 4 de dezembro.
Coordenado pelos professores Marcelo Dias de Santana e Marco Antonio Melo Franco, o evento traz, no dia 2, às 17h, a mesa redonda "Avaliação PCD - Acesso à Universidade", com os professores Rita Cossio, da Universidade Federal de Pelotas, e Romerito Costa Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais. A mediação é da pedagoga e coordenadora do NEI, Adriene Santanna.
No dia 4, às 9h30, a mesa "Formação e Atuação do Tradutor Intérprete no Ensino Superior" traz o professor Vinícius Nascimento, da Universidade Federal de São Carlos, com mediação de Tiago Coimbra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
JUNÇÃO - Os eventos serão realizados de forma virtual, com as apresentações intercaladas. O IV Side é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) da Universidade Federal de Juiz de Fora e discute questões do campo da diversidade e diferença no contexto atual.
O IX OIIIPE discute a identidade do observatório considerando as contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica, além de conhecer as políticas de inclusão dos países que compõem o grupo, que é formado por uma rede colaborativa de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de Portugal, Espanha, Cabo Verde, México, Chile e Brasil.
Inscrições e mais informações na
página do evento.