Ir para o conteúdo

Núcleo de Educação Inclusiva debate acesso à educação superior

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
O seminário pretende divulgar e debater a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, discutindo as ações institucionais que visam assegurar o direito à educação superior e os desafios sobre a profissão do intérprete de libras. O evento, promovido pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UFOP, é realizado em conjunto com o IV Seminário Internacional Diferenças e Educação (IV Side) e o IX Encontro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (IX OIIIPE), entre 1º e 4 de dezembro. 
 
Coordenado pelos professores Marcelo Dias de Santana e Marco Antonio Melo Franco, o evento traz, no dia 2, às 17h, a mesa redonda "Avaliação PCD - Acesso à Universidade", com os professores Rita Cossio, da Universidade Federal de Pelotas, e Romerito Costa Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais. A mediação é da pedagoga e coordenadora do NEI, Adriene Santanna. 
 
No dia 4, às 9h30, a mesa "Formação e Atuação do Tradutor Intérprete no Ensino Superior" traz o professor Vinícius Nascimento, da Universidade Federal de São Carlos, com mediação de Tiago Coimbra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  
 
JUNÇÃO - Os eventos serão realizados de forma virtual, com as apresentações intercaladas. O IV Side é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped) da Universidade Federal de Juiz de Fora e discute questões do campo da diversidade e diferença no contexto atual. 
 
O IX OIIIPE discute a identidade do observatório considerando as contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica, além de conhecer as políticas de inclusão dos países que compõem o grupo, que é formado por uma rede colaborativa de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de Portugal, Espanha, Cabo Verde, México, Chile e Brasil.
 
Inscrições e mais informações na página do evento. 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais