O Laboratório de Pesquisa e Educação Química do Departamento de Química realizou, no sábado (25), a oficina "Recursos Didáticos para o Ensino de Química e Ciências". A atividade reuniu profissionais da educação básica de Ouro Preto com demonstração prática e entrega de kits contendo experimentos, jogos e modelos moleculares para utilização em sala de aula.
A oficina marcou o início das atividades do projeto "Rede Mineira de Criação e Empréstimo de Recursos Didáticos para o Ensino de Química", aprovado no Edital Fapemig nº 013/2024 – Pesquisa para Transformação da Educação Básica: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O projeto é desenvolvido em cinco polos de empréstimo distribuídos por Minas Gerais, sob a coordenação do professor Gilmar Pereira de Souza (UFOP), e representantes da UFMG, UFVJM, UFU e UFV.
O objetivo da iniciativa é criar uma rede de produção e compartilhamento de recursos didáticos direcionados ao ensino de Química, aproximando a universidade das escolas com oferecimento de materiais inovadores, como kits experimentais, modelos em 3D, jogos e sequências didáticas. Além de contribuir para a formação inicial e continuada de professores da rede estadual, o projeto busca estimular o protagonismo docente, incentivando a criação de recursos de acordo com as demandas pedagógicas de cada escola.