Ir para o conteúdo

Projeto Olho na Rua promove live que discute divulgação científica durante a pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Print do YouTube
Em live com o tema "Caminhos e descaminhos da divulgação científica em tempo de pandemia", realizada na última quinta (28), a jornalista da Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) da UFOP Patrícia Pereira, a jornalista da UFMG Luíza França e a estudante do curso de Jornalismo da UFOP Nathália Vergara conversaram sobre a situação atual da divulgação científica.
 
O debate se deu em torno da organização da comunicação nas instituições federais, da atuação das assessorias e dos resultados de 2020 para a divulgação científica. A discussão abriu espaço também para uma conversa sobre a importância da adaptação de textos complexos, o crescimento da procura por pesquisadores e o entendimento e a evidência das pesquisas e da divulgação científica no momento atual. 
 
Patrícia destacou que 2020 foi um ano de crescimento da produção na UFOP. "Posso dizer que a produção mais que dobrou, incluindo atendimento à imprensa e produção de release. Toda semana tínhamos duas ou três matérias. A própria mídia comercial criou o hábito de procurar o pesquisador, então nosso atendimento à imprensa aumentou demais, e, da parte dos pesquisadores, percebemos que eles entenderam melhor o timing da mídia. Cada vez que eles são notícia, se empolgam mais, e hoje já procuram a assessoria para divulgar pesquisas", comenta.
 
As convidadas também debateram os desafios encontrados na área, como as desinformações, fake news e o papel das redes sociais para acesso à informação, abordando os benefícios e malefícios do seu uso. Patrícia acredita que "temos que dar um viva à ciência, à vacina, aos pesquisadores porque é o que fez diferença e vai continuar fazendo em 2021. Continuamos trabalhando para fazer com que mais jornalistas e estudantes venham para a área e se empolguem".
 
OLHO NA RUA - O projeto é uma iniciativa do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP e acontece dentro da Oficina de Estágio. Nele são realizados debates com o objetivo de discutir questões relacionadas ao estágio em comunicação e ao mercado de trabalho, a fim de apresentar novas possibilidades de trabalho jornalístico e promover o diálogo entre profissionais de campo e estudantes.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais