Criado por Gabriel Campbell em sex, 21/10/2016 - 15:58 | Editado por Lígia Souza há 8 anos.
Com a temática “A Reinvenção da Universidade no Século XXI - desafios pedagógicos”, a edição do Sala Aberta realizada nesta quinta-feira (20) contou com a participação da professora Manuela Esteves, doutora em Ciências da Educação e professora aposentada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal.
30 professores dos três campi e de diversas áreas da educação da UFOP aprenderam com a palestrante como tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos.
Um dos tópicos foi “Como fazer do estudante um agente de mudanças? - Projetar o currículo para o estudante, em função do estudante e com o estudante”, no qual Manuela Esteves suscitou um debate sobre a mudança das matrizes curriculares. Segundo ela, é importante unir áreas afins para poder aplicar em diversas áreas de atuação e, através disso, fazer que as disciplinas sejam mais acessíveis e agradáveis.
Utilizando exemplos das universidades europeias, a professora diz que “é interessante a criação de grupos de discussão que englobem uma rede de interesses sem um horário definido para que a aprendizagem não seja somente uma obrigação do seu curso”.