Ir para o conteúdo

Sisbin amplia acervo on-line

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
São mais de 15 mil títulos disponíveis para estudantes de graduação e pós-graduação e para professores e técnicos-administrativos. As obras são disponibilizadas por três provedores de conteúdo on-line: Minha Biblioteca e Dot.Lib e, a partir deste ano, também a Biblioteca Virtual, acrescentando cerca de 6 mil novos títulos ao acervo da Universidade. O conteúdo está disponível no link "Biblioteca Digital", no MinhaUFOP.
 
Segundo o coordenador administrativo do Sistema de Bibliotecas e Informações (Sisbin), Leonardo Pena Testasicca, a inclusão da Biblioteca Virtual ao acervo da UFOP é um trabalho conjunto entre as bibliotecas e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o que garantiu que o sistema pudesse suportar a plataforma on-line.

Ele ainda aponta para a importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que auxiliou na revisão dos projetos pedagógicos dos cursos e da bibliografia básica dos planos de ensino das disciplinas. "A 'Minha Biblioteca' e o 'Dot.Lib' são plataformas que concentram maior número de publicações voltadas para as Ciências Exatas e da Terra, áreas que abrangem a maioria dos cursos da UFOP. Isso, em parte, justifica a escolha pela 'Biblioteca Virtual' que conta com maior número de títulos voltados para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, explicou.

RELEVÂNCIA DO ACERVO PARA OS CURSOS DA UFOP  A pró-reitora de Graduação, Profa. Tânia Garbin, assegura que a expansão do acervo da Universidade impacta positivamente na avaliação dos cursos. Ela explica que "as comissões avaliadoras designadas pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (Inep) visitam os cursos e instituições públicas e privadas com o objetivo de verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica".

Assim, são verificadas várias dimensões, entre elas, a infraestrutura, sendo a biblioteca um dos indicadores. São avaliados o acervo da biblioteca para o ciclo básico e a bibliografia complementar por unidade curricular. Tânia afirma que "consideramos que o investimento universitário em acervo não consiste simplesmente no aumento da quantidade de livros, mas sim em garantir a qualidade da formação".  
 
APLICATIVOS – Duas das plataformas também disponibilizam o conteúdo em aplicativos para dispositivos móveis. É o caso da Biblioteca Virtual e do Minha Bibliotecaque possibilitam ao usuário baixar livros e acessá-los posteriormente, até mesmo off-line. O sistema Dot.Lib ainda não conta com essa possibilidade. Ao todo, são 40 selos editoriais reunidos, com livros comercializados a partir da permissão de contrato para a digitalização e divulgação em plataformas digitais. Você pode conferir a listagem clicando no hiperlink de cada uma delas. 

Veja também

14 Novembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é referência em inovação entre as 204 universidades brasileiras, ocupando 12ª posição no...

Leia mais

13 Novembro 2025

O Departamento de Física oferece vagas de bolsas de monitoria para as disciplinas de Fundamentos de Termodinâmica (FIS107) e Fundamentos...

Leia mais

3 Novembro 2025

O curso Introdução à Arqueometalurgia debate o desenvolvimento de pesquisas em metais arqueológicos e antigos. A atividade é ministrada pela...

Leia mais

31 Outubro 2025

O Laboratório de Pesquisa e Educação Química do Departamento de Química realizou, no sábado (25), a oficina "Recursos Didáticos para...

Leia mais