Ir para o conteúdo

Sisbin amplia acervo on-line

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
São mais de 15 mil títulos disponíveis para estudantes de graduação e pós-graduação e para professores e técnicos-administrativos. As obras são disponibilizadas por três provedores de conteúdo on-line: Minha Biblioteca e Dot.Lib e, a partir deste ano, também a Biblioteca Virtual, acrescentando cerca de 6 mil novos títulos ao acervo da Universidade. O conteúdo está disponível no link "Biblioteca Digital", no MinhaUFOP.
 
Segundo o coordenador administrativo do Sistema de Bibliotecas e Informações (Sisbin), Leonardo Pena Testasicca, a inclusão da Biblioteca Virtual ao acervo da UFOP é um trabalho conjunto entre as bibliotecas e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o que garantiu que o sistema pudesse suportar a plataforma on-line.

Ele ainda aponta para a importância da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que auxiliou na revisão dos projetos pedagógicos dos cursos e da bibliografia básica dos planos de ensino das disciplinas. "A 'Minha Biblioteca' e o 'Dot.Lib' são plataformas que concentram maior número de publicações voltadas para as Ciências Exatas e da Terra, áreas que abrangem a maioria dos cursos da UFOP. Isso, em parte, justifica a escolha pela 'Biblioteca Virtual' que conta com maior número de títulos voltados para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, explicou.

RELEVÂNCIA DO ACERVO PARA OS CURSOS DA UFOP  A pró-reitora de Graduação, Profa. Tânia Garbin, assegura que a expansão do acervo da Universidade impacta positivamente na avaliação dos cursos. Ela explica que "as comissões avaliadoras designadas pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa (Inep) visitam os cursos e instituições públicas e privadas com o objetivo de verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica".

Assim, são verificadas várias dimensões, entre elas, a infraestrutura, sendo a biblioteca um dos indicadores. São avaliados o acervo da biblioteca para o ciclo básico e a bibliografia complementar por unidade curricular. Tânia afirma que "consideramos que o investimento universitário em acervo não consiste simplesmente no aumento da quantidade de livros, mas sim em garantir a qualidade da formação".  
 
APLICATIVOS – Duas das plataformas também disponibilizam o conteúdo em aplicativos para dispositivos móveis. É o caso da Biblioteca Virtual e do Minha Bibliotecaque possibilitam ao usuário baixar livros e acessá-los posteriormente, até mesmo off-line. O sistema Dot.Lib ainda não conta com essa possibilidade. Ao todo, são 40 selos editoriais reunidos, com livros comercializados a partir da permissão de contrato para a digitalização e divulgação em plataformas digitais. Você pode conferir a listagem clicando no hiperlink de cada uma delas. 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais