Ir para o conteúdo

UFOP doa rochas e minerais para campus do IFMG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
A doação, feita pelo Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP para o campus do IFMG em Governador Valadares, é composta de um lote de rochas e minerais, além de gemas preciosas dessa região do leste mineiro, como turmalina e água marinha. A doação ocorreu por intermédio do professor do IFMG Rafael Madureira, engenheiro geólogo e mestrando da UFOP. 

Rafael explica que a doação será utilizada na criação de um laboratório para as disciplinas dos cursos técnicos e de graduação do Instituto: ''Vamos criar um laboratório expositivo de petrografia macroscópica para ser utilizado com fins didáticos em disciplinas como Fundamentos de Geologia (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), Uso e Ocupação do Solo (tecnólogo em Gestão Ambiental), Geologia Aplicada (curso de Engenharia Produção) e Mecânica dos Solos (técnico integrado em Edificações)''. 

Além do IFMG, a UFOP já fez doações para o Museu Nacional e para os cursos de geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

REFERÊNCIA NO PAÍS - O curso de Engenharia Geológica da UFOP, criado em 1961 e pioneiro no Brasil, possui um grande acervo de rochas e minerais coletados em trabalhos de campo realizados pelos estudantes. Segundo o professor do Degeo Ricardo Scholz, desde o início do curso houve essa preocupação em montar um estoque de amostras. 
 

img_5749.jpg

Helen Aquino
 
NOVAS DESCOBERTAS - A partir dos trabalhos de campo e estudos realizados na UFOP nos últimos sete anos, foram encontrados nove minerais até então desconhecidos. Os minerais foram coletados no Brasil e também no Chile e na Alemanha. Eles foram batizados de pauloabibita, correianevesita, césarferreiraita, almeidaita, magnesiovoltaita, wilancookita, eleonorita, parisita-(La) e ferrorodonita. 

O mineral césarferreiraita, por exemplo, recebeu esse nome em homenagem ao professor César Mendonça Ferreira, professor aposentado do Degeo. Todos foram aprovados pela International Mineralogical Association, organização científica responsável pelo reconhecimento de minerais. A descoberta de cada um deles resultou na publicação de um artigo de divulgação científica. 
 

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais