Criado por Helen Aquino em ter, 27/08/2019 - 11:06 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
Rafael explica que a doação será utilizada na criação de um laboratório para as disciplinas dos cursos técnicos e de graduação do Instituto: ''Vamos criar um laboratório expositivo de petrografia macroscópica para ser utilizado com fins didáticos em disciplinas como Fundamentos de Geologia (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), Uso e Ocupação do Solo (tecnólogo em Gestão Ambiental), Geologia Aplicada (curso de Engenharia Produção) e Mecânica dos Solos (técnico integrado em Edificações)''.
Além do IFMG, a UFOP já fez doações para o Museu Nacional e para os cursos de geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
REFERÊNCIA NO PAÍS - O curso de Engenharia Geológica da UFOP, criado em 1961 e pioneiro no Brasil, possui um grande acervo de rochas e minerais coletados em trabalhos de campo realizados pelos estudantes. Segundo o professor do Degeo Ricardo Scholz, desde o início do curso houve essa preocupação em montar um estoque de amostras.
img_5749.jpg
O mineral césarferreiraita, por exemplo, recebeu esse nome em homenagem ao professor César Mendonça Ferreira, professor aposentado do Degeo. Todos foram aprovados pela International Mineralogical Association, organização científica responsável pelo reconhecimento de minerais. A descoberta de cada um deles resultou na publicação de um artigo de divulgação científica.