Ir para o conteúdo

UFOP doa rochas e minerais para campus do IFMG

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Helen Aquino
A doação, feita pelo Departamento de Geologia (Degeo) da UFOP para o campus do IFMG em Governador Valadares, é composta de um lote de rochas e minerais, além de gemas preciosas dessa região do leste mineiro, como turmalina e água marinha. A doação ocorreu por intermédio do professor do IFMG Rafael Madureira, engenheiro geólogo e mestrando da UFOP. 

Rafael explica que a doação será utilizada na criação de um laboratório para as disciplinas dos cursos técnicos e de graduação do Instituto: ''Vamos criar um laboratório expositivo de petrografia macroscópica para ser utilizado com fins didáticos em disciplinas como Fundamentos de Geologia (curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), Uso e Ocupação do Solo (tecnólogo em Gestão Ambiental), Geologia Aplicada (curso de Engenharia Produção) e Mecânica dos Solos (técnico integrado em Edificações)''. 

Além do IFMG, a UFOP já fez doações para o Museu Nacional e para os cursos de geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

REFERÊNCIA NO PAÍS - O curso de Engenharia Geológica da UFOP, criado em 1961 e pioneiro no Brasil, possui um grande acervo de rochas e minerais coletados em trabalhos de campo realizados pelos estudantes. Segundo o professor do Degeo Ricardo Scholz, desde o início do curso houve essa preocupação em montar um estoque de amostras. 
 

img_5749.jpg

Helen Aquino
 
NOVAS DESCOBERTAS - A partir dos trabalhos de campo e estudos realizados na UFOP nos últimos sete anos, foram encontrados nove minerais até então desconhecidos. Os minerais foram coletados no Brasil e também no Chile e na Alemanha. Eles foram batizados de pauloabibita, correianevesita, césarferreiraita, almeidaita, magnesiovoltaita, wilancookita, eleonorita, parisita-(La) e ferrorodonita. 

O mineral césarferreiraita, por exemplo, recebeu esse nome em homenagem ao professor César Mendonça Ferreira, professor aposentado do Degeo. Todos foram aprovados pela International Mineralogical Association, organização científica responsável pelo reconhecimento de minerais. A descoberta de cada um deles resultou na publicação de um artigo de divulgação científica. 
 

Veja também

14 Novembro 2025

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é referência em inovação entre as 204 universidades brasileiras, ocupando 12ª posição no...

Leia mais

13 Novembro 2025

O Departamento de Física oferece vagas de bolsas de monitoria para as disciplinas de Fundamentos de Termodinâmica (FIS107) e Fundamentos...

Leia mais

3 Novembro 2025

O curso Introdução à Arqueometalurgia debate o desenvolvimento de pesquisas em metais arqueológicos e antigos. A atividade é ministrada pela...

Leia mais

31 Outubro 2025

O Laboratório de Pesquisa e Educação Química do Departamento de Química realizou, no sábado (25), a oficina "Recursos Didáticos para...

Leia mais