Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Equipe da UFOP conquista bons resultados na Maratona de Programação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Elisa Siqueira

Os alunos Leandro Araújo, Gabriel Resende e Bruno Santos do Departamento de Ciência da Computação (Decom), treinados pelos professores Marco Antonio Carvalho e Túlio Toffolo, participaram da final brasileira da Maratona de Programação, realizada em Uberlândia, no dias 8 e 9 de novembro. O time da UFOP, The Doppler Effect, classificou-se pela primeira vez, em quatro anos de participação, após vencer a etapa regional em Juiz de Fora. Na final, ficou em 35ª posição, entre 60 equipes; 5ª melhor do Estado de Minas Gerais, entre 10, e 131ª posição na America Latina, entre 498 equipes participantes. 

A equipe que representou a UFOP na final brasileira está treinando e participando de competições há dois anos e meio. Para o professor Marco Antonio "a competição promove nos participantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão". Ele também acredita que eventos como a Maratona incentivam os alunos a formarem grupos de estudos, melhorando o aproveitamento nas disciplinas. "À medida que avançam no treinamento e nas competições, os alunos entram em contato com tópicos muito avançados que não são abordados em cursos de graduação e mesmo pós-graduação", destaca o professor.

Marco Antônio destaca que grandes empresas têm participado das competições para atrair alunos e que, neste ano, Facebook e Grupo Algar estavam presentes recrutando estudantes.

MARATONA - Trata-se de uma competição internacional  de programação de computadores, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996, direcionada a alunos de graduação e pós-graduação na área de Computação. A etapa brasileira é dividida em regional e final nacional. Na primeira fase, os times de alunos de todo o País enfrentam as equipes da mesma região e os sessenta melhores são classificados para a final nacional.  Os nove primeiros times dessa final recebem medalhas e os cinco primeiros vão para a final mundial. Durante a disputa, as equipes recebem um caderno de provas com questões a serem resolvidas, por três alunos que formam o time, por meio de programação de um computador. Eles têm cinco horas para solucionar o maior número possível dos problemas apresentados. O grupo que resolver o maior número de problemas no menor tempo é o campeão. 

Para conhecer mais sobre a maratona: maratona.ime.usp.br.
 
maratona_de_programao.jpg