Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Equipe de Futebol de Robôs conquista vice-campeonato em competição Latino-Americana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Por Felipe Sales

A equipe de futebol de robôs Rodetas Robô Clube, orientada pela professora Karla Palmieri e formada por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação e Ciência da Computação da UFOP, classificou-se em segundo lugar na categoria IEEE - Very Small Size, na Latin American Robotics Competition (LARC), dentro da 10ª edição comemorativa da Competição Brasileira de Robótica (CBR). O evento ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Ceará.

O Projeto foi idealizado em 2011 pela professora Karla, depois do 1º Simpósio de Engenharia de Controle e Automação (SECAEM).  “A partir do Simpósio, cogitou-se a criação de um projeto para participar de alguma competição, e concluímos:  Por que não Futebol de Robôs?". A equipe visitou universidades da região que já possuem equipes desta modalidade, como São João Del-Rei e Viçosa, e lá puderam conhecer mais as estruturas necessárias: "Vimos como era o funcionamento e como era escolhida a categoria Very Small Size”, conta a professora.

Na categoria IEEE Very Small Size, a competição é realizada com dois times de três robôs que disputam uma partida de futebol. Não existe intervenção humana e os robôs são controlados remotamente por um computador, que processa a imagem de uma câmera de vídeo localizada sobre o campo, comandando, assim, os robôs.

Atualmente a equipe é composta por 13 integrantes, e esta foi a primeira competição em que a equipe participou, podendo chegar à competição internacional. O grupo tem apoio da Fundação Gorceix, da Fapemig e da UFOP.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.