Criado por Administrator em qua, 23/11/2011 - 13:35

Orientados pela professora Patrícia Robles Dutenhefner, os alunos de pós-graduação da REDEMAT Anderson Gabriel Marques da Silva e Thenner Silva Rodrigues, líder da equipe, desenvolveram um projeto na área de Biotecnologia & Saúde. O grupo concorreu com 3.990 inscritos e conquistou o prêmio de R$ 50 mil, que será investido no projeto vencedor. A premiação também prevê um curso de empreendedorismo para o líder da equipe e o professor orientador, com bolsa de estudos da Babson College, instituição norte-americana que é referência mundial no assunto.
Para a orientadora do projeto, a equipe se considera privilegiada, não somente pela conquista do prêmio, mas pela oportunidade de poder contribuir com a formação de recursos humanos dentro da instituição. Segundo ela, entre as principais motivações de um pesquisador na universidade está a formação de bons profissionais: “No caso desses alunos, foi reconhecido o esforço de todo o grupo de trabalho, que tem gerado bons resultados”, destaca.
Patrícia conta que o entusiasmo dos alunos com o projeto foi um diferencial também na entrega do prêmio: "O momento da premiação foi muito especial, fomos a última categoria a ser premiada e o entusiasmo do nosso aluno, Thenner Rodrigues, gerou comoção na plateia. Após o final da cerimônia, ele foi parabenizado por diversas pessoas e autoridades pela atitude, inclusive pela banca avaliadora, composta por 8 pessoas de empresas investidoras e da Fundação Dom Cabral, instituição de renome nessa área", conta a professora.
A seleção dos ganhadores consistiu em diversas etapas, sendo a primeira a inscrição do projeto via resumo executivo. Foram selecionados os 300 melhores resumos de projetos e a etapa seguinte consistiu no desenvolvimento de uma proposta mais detalhada para avaliação, de onde saíram 27 aprovados. O projeto foi posteriormente avaliado por uma banca especializada, que selecionou os 11 finalistas. Os líderes de equipes compareceram nos dias 17 e 18 de novembro a uma banca de defesa.
A professora Patricia Robles considera este um excelente momento para estimular e difundir a iniciativa empreendedora entre os estudantes da UFOP e pretende cada vez mais transmitir esse entusiasmo aos seus alunos de graduação e pós-graduação.